quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tieta: 20 anos – Parece que foi ontem



Pois, é! Quem diria que já faz 20 anos que a moça da foto de lá de cima que ilustra nosso blog chegava em Santana do Agreste para abalar todas as estruturas. Mesmo sendo um adolescente na época, a sensação que tenho é de que o tempo voou.

No dia 14 de agosto de 1989, entrava no ar pela Rede Globo de Televisão, o primeiro capítulo de “Tieta”, novela de Aguinaldo Silva, adaptada do romance de Jorge Amado, escrita por Aguinaldo, Ana Maria Moretsohn e Ricardo Linhares, com direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho e direção geral de Paulo Ubiratan. Com todas essas feras reunidas, só poderia ser garantia de sucesso! A trama da cabrita rebelde (Claudia Ohana e sua brejeirice) que é expulsa da cidade e volta 25 anos depois para se vingar parou o país.

O elenco é um capítulo à parte. Poucas vezes uma novela contou com um elenco tão bom, vivendo uma galeria de personagens tão carismáticos. Seria até injustiça destacar um ou outro, pois todos os núcleos fizeram muito sucesso. Joana Fomm, inesquecível como o ressentido tribufú Perpétua, deu uma aula de interpretação. Ela soube transitar entre o dramático e o farsesco texto de Aguinaldo com uma competência ímpar. Moralista ao extremo e viúva eterna do Major Cupertino, usurpava a irmã Tieta, moralizava a cidade, mas escondia um mistério dentro de sua caixa branca. Verdadeiro show!



Mas Joana não brilhou sozinha. Como esquecer da adorável solteirona Carmosina (Arlette Salles), melhor amiga de Tieta, que vivia no “caritó” à espera de um marido? As cenas de Carmosina emocionaram o país e Arlette fez ótima dupla com Miriam Pires, a inesquecível Dona Milu e seu bordão “Mistéééério”! Cinira (Rosane Goffman) e Amorzinho (Lília Cabral), as fiéis escudeiras de Perpétua, também entraram para a galeria de tipos inesquecíveis. Talentosas, as atrizes souberam driblar a caricatura fácil de suas personagens e mostraram a faceta humana existente nelas. Para os mais românticos, tinha Imaculada (Luciana Braga), a rolinha mais rebelde que o Coronel Artur da Tapitanga (Ary Fontoura, esplêndido) jamais conseguiu domar. Imaculada vivia à espera de seu príncipe Ricardo (Cássio Gabus Mendes) e ele veio de cavalo branco e tudo no último capítulo. A Madalena arrependida Leonora (adorável Lídia Brondi), que chegou à cidade com sua “mãezinha” Tieta, também encantou na luta por seu amor pelo prefeito Ascânio (Reginaldo Faria). No quesito “saliência”, Modesto Pires (Armando Bogus) era catedrático e divertiu nas cenas com sua teúda e manteúda Carol (Luíza Thomé, um pitel), que por sua vez, não resistiu aos encantos do garanhão Osnar (José Mayer). A maltratada Tonha (Yoná Magalhães), que antes de se transformar em “uma nova mulher”, sofreu bastante nas mãos do marido, o avarento Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos, perfeito!) também ganhou a simpatia do público. Inesquecível. E a galeria de personagens e atuações antológicas não param por aí. Como esquecer de Paulo Betti e seu hilário Timóteo, Tássia Camargo e sua sonhadora Elisa, Cláudio Correa e Castro, Ana Lúcia Torre, Elias Gleiser, Flávio Galvão, Cláudia Alencar, Renato Consorte, Bete Mendes, Otávio Augusto, Maria Helena Dias, Françoise Fourton e Roberto Bonfim? Ainda no elenco, Bemvindo Sequeira, como o endiabrado Bafo-de-Bode, que bem lembrado por Guilherme Stauch, era o único personagem que sabia de tudo, sobre a vida de todos, e, apesar de ser um pudim de cachaça, era um dos mais lúcidos habitantes de Santana do Agreste. Interessante como no decorrer da novela, ele, por diversas vezes, falava pelo próprio autor.



“Tieta” foi uma novela que, sobretudo representou o sentimento de liberdade que o Brasil experimentava naquele período de abertura política. Tramas ousadas desfilavam em nossa tela tranquilamente como a relação incestuosa entre tia e sobrinho, um coronel que abusava sexualmente de meninas, uma mulher que se vestia de branco e atacava os homens à noite e um triângulo amoroso entre um comandante da Marinha e duas mulheres. Mas tanta ousadia não seria possível sem o inspiradíssimo e delicioso texto de Aguinaldo Silva e sua equipe. A novela tinha um tom deliciosamente malicioso e sensual, sem nunca descambar para o vulgar. A direção, além de saber compreender e captar perfeitamente a essência sacana e brincalhona sugerida pelo texto, nos brindou com imagens de Mangue Seco de tirar o fôlego.

A trilha sonora também é um show. Com mais de 1.100.000 cópias vendidas na época, as canções foram escolhidas a dedo e até hoje, quando ouvidas, dão um nó na garganta dos admiradores mais entusiasmados (como eu) e nos transportam imediatamente para aquela época. Destaco a belíssima “Coração do agreste”, que marca a volta triunfal de Tieta com arranjo belíssimo e interpretação inspirada de Fafá de Belém. O sucesso foi tanto que na reprise da novela foi lançada uma compilação dos dois volumes da trilha.


Agora, como falar de “Tieta” sem mencionar aquela que considero a alma e o coração da novela? A protagonista, vivida magistralmente por Betty Faria. Bruno Barreto já disse uma vez, acertadamente, que Betty Faria não interpreta, ela se transforma na própria personagem, tamanha a sua entrega. Na pele de Tieta não foi diferente. Certamente a personagem mais marcante de sua vitoriosa carreira na televisão, a atriz esbanjou vigor, beleza, sensualidade e talento, tanto nas situações hilárias em que sua heroína se metia, quanto nos momentos mais emocionantes e intensos. Aliás, intensa é a palavra que a melhor define. Betty Faria soube fazer de sua Tieta um manifesto ao amor e à liberdade e suas cenas emocionam até hoje.



Alem do retumbante e indiscutível sucesso popular, “Tieta” merece sempre ser lembrada como uma novela que representou uma feliz união de todos os seus elementos: texto, elenco, direção, trilha sonora, equipe técnica, tudo funcionando na mais perfeita harmonia. Lembranças felizes de uma época de exacerbação de liberdade e criatividade.



Colaboraram neste post: Aladim Miguel, Guilherme Stauch e Ivan Gomes.

Aos três, meu muito obrigado!

Segue como "bonus track" a abertura da novela com Isadora Ribeiro deliciosamente sensual em perfeita integração com a natureza ao som de Luiz Caldas. O caráter transgressor da novela já estava presente desde sua abertura. Divirtam-se!

http://www.youtube.com/watch?v=RyqP_dUmYTI

13 comentários:

Unknown disse...

Eu que assisti no Vale a Pena Ver de Novo da Globo Internaional...
Não posso deixar de destacar uma grande maioria de cenas de Leonora (Lídia Brondi) e Ascânio (Reginaldo Faria).
Tiveram capítulos quem nem a Tieta aparecia!
CLÁSSICO!

Marcelo disse...

Olá Vitor! adorei a homennagem e belo texto. Na epoca eu era um adolescente mais acompanhava assiduamente a novela e voltei a assistir no vale apena ver de novo. Que saudades! Ainda aguardo na memoria a chegada de Tieta a Santana do Agreste. Viva Tieta

aladimiguel disse...

Não se pode imaginar Tieta sem a grandiosa e inspirada interpratação de Betty Faria. Ela será nossa eterna Tieta do Agreste. A novela foi um grande sucesso em parte pela perfeita adaptação do romance de Jorge Amado, mas também pelo ótimo desempenho de TODO o elenco, que só tinha FERAS da nossa teledramaturgia. Nota 1.000 para a novela, para a trilha sonora e para este post do Vitor!

A VERDADE SOBRE A TERRA disse...

Olá Vitor! Bom saber que temos um Blog que vai nos ajudar em nossas pesquisas. Belo trabalho, parabéns. Quanto a novela, ou melhor, as novelas do Aguinaldo, é difícil dizer qual é a mais marcante, cada uma delas tem vários personagens inesquecíveis, ele de fato é um Mestre. Um abraço.

Carlos Fernando disse...

Tieta é uma das poucas novelas em que eu corria para casa para assistir. Encontrava tempo e me deliciava com as interpretações. Mesmo assim perdi muita coisa. Quando reprisou eu estava trabalhando e não vi nada, mas quando conheci o Vitor ele me atualizou. Com certeza Tieta faz parte do meu "TOP 5" em novelas. E as músicas inesquecíveis! Já se passaram 20 anos? Meu Deus acho que estou ficando velho!!!

Duh Secco disse...

A abertura de Tieta está entre as primeiras lembranças que tenho da televisão.

Pude acompanhar a trama somente na reprise (por sinal, recordista de audiência do horário até hoje), em 94/95. E me apaixonei! Pela história, pelo elenco, pela ambientação, pela trilha, por tudo! É uma novela perfeita!

Parabéns pelo post, Vitor! Ótimo!

Unknown disse...

A cena em que é tirada a peruca da Perpétua é a primeira que lembro quando penso nessa novela. Durante anos eu repetia "Sum Paulo" também... "old school" total. Belo texto, Vítor

Ivan disse...

Lembro q Tieta era uma novela abusadinha desde as chamadas, com uma cena q a Carmosina ve o Osnar nu numa cama, não era algo comum em novelas , apesar q nos anos 80 havia uma liberdade sexual maior na ficção principalmente as novelas das 7, mas Tieta brincava com a sensualidade , a propria novela como um todo trazia o espirito de sua protagonista, livre, desinibida, provocativa, alegre tratando de temas dificeis como incesto, pedofilia, mas com um humor e uma leveza q não chocava, mas tb nao ficava superficial. falar do elenco ja foi bastante dito aqui e concordo com tudo.
Saudades de novelas com essa estrutura : uma boa protagonista e bons personagens secundarios.

Desastrólogo disse...

Adoro! Sem dúvida uma das Top 5 dos últimos 20 anos!

Bruninha Mendes disse...

A melhor novela que eu já assistir!

Eduardo Vieira disse...

Como elogiar mais ainda? rsssss
eu acho legal porque é o exemplo de uma atriz que nasceu pra um papel, Betty, mesmo com seus sotaque carioca carregadíssimo encarnou essa mulher nordestina....adorava as cenas dela qdo ela desmontava e lembrava o porquê dela ter regressado...geralmente com o pai e Perpétua...

Unknown disse...

foi a unica novela por quem me apaixonei,não apareceu outra até hoje, todos brilharam nota 10 para esse grande sussesso

Laura disse...

Olá Vitor!! Faço publicidade e propaganda na faculdade Cásper Líbero e estou fazendo um trabalho sobre a influência das telenovelas na cultura brasileira, e estava pesquisando sobre Tieta quando vi o seu blog e achei mto interessante!
entrevistamos algumas pessoas, se você pudesse responder algumas perguntas sobre a influência da novela (por e-mail mesmo) eu agradeceria muito!
meu email é laurafsg@hotmail.com

Obrigada!

Prefira também: