Por Wesley
Vieira
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Natalia do Vale vivia Marilia, personagem dividida entre o amor dos irmãos vividos por Reginaldo Faria e José Wilker |
Minhas curiosidades
em relação à nossa teledramaturgia sempre permearam por obras que, por algum
motivo, foram esquecidas. Falar sobre clássicos como “Selva de Pedra” ou “Vale
Tudo” nunca é demais, mas gosto de ir atrás de produtos pouco explorados no
ciberespaço. Por isso meu interesse é maior em discorrer sobre novelas
esquecidas e dessa forma, tentar cultivar a curiosidade dos leitores. “Transas
e Caretas”, novela de Lauro César Muniz, exibida entre 09 de janeiro à 21 de
julho de 1984, às 19h, é um bom exemplo. Não assisti à novela porque na época
tinha apenas dois anos, mas pelas pesquisas que fiz, acho a história muito interessante
e merece ser lembrada.
De acordo com o
autor, “Transas e Caretas” foi uma novela
leve e divertida, tendo grande aceitação no exterior (no Chile, a trama ganhou
um remake, “Trampas y Caretas”, de grande sucesso em 1992). A história
contrapunha dois filhos de uma mulher muito poderosa: um conservador e outro
revolucionário. “Gosto muito da novela, que foi muito bem e é uma das maiores
audiências do horário das 19h. Reginaldo fazia o filho bem comportado,
conservador, que vivia com os padrões do passado, o careta, e o Wilker fazia o
outro, transado (como se dizia na época), arrojado que vivia no futuro”, revela
Lauro.
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Robô Alcides: um dos grandes baratos da novela |
A novela teve a
difícil missão de substituir o mega-sucesso “Guerra dos Sexos”, e se não teve a
mesma repercussão, não fez feio no ibope. Dados fornecidos pelo autor, mostram
que “Transas e Caretas” marcou 56 pontos de média, enquanto a antecessora
obteve 58. Números a parte, a novela marcou época por conta das excentricidades
futuristas e cibernéticas em sua trama, sobretudo pelo Atari da abertura
(novidade), o robô Alcides e pela excelente trilha internacional. Vamos relembrar a história dessa novela que é a cara dos transados anos 80?
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Eva Wilma: a matriarca da família |
Francisca Moura
Imperial (Eva Wilma), conhecida como FMI, é uma milionária controladora e excêntrica
que possui dois filhos bastante diferentes: o sisudo Jordão (Reginaldo Faria),
fruto de seu casamento com Jacinto Cintra (Henrique Martins), e Tiago (José
Wilker), descendente do seu relacionamento com Roberto Leme (Paulo Goulart).
Enquanto o primeiro é adepto às tradições seculares e totalmente fechado em
relação às mulheres, o outro é ligado às novas tecnologias e vive rodeado de fêmeas
charmosas.
Logo no primeiro
capítulo, Tiago resolve promover uma brincadeira com a mãe, ao descobrir que
ela anda questionando sobre os rumos da família: “Preciso de um herdeiro!”. Ele
marca o casamento com uma noiva misteriosa. Porém, para surpresa e perplexidade
de Francisca, surge uma macaca de véu e grinalda. Tiago foi longe demais. Para
se vingar da brincadeira de mau gosto do filho, ela rasga todos os documentos
da doação de seus bens que faria aos herdeiros.
Imediatamente, a
matriarca quer mais e decide mudar radicalmente de vida. Ela se interna numa
clínica e faz uma cirurgia-plástica ficando 20 anos mais jovem e também muito
mais bonita e sexy. Claro, Tiago e Jordão estranham o novo comportamento de
Francisca, principalmente com a sua nova mania: fumar charutos.
Empresária de
sucesso, Francisca inaugura o Centro das Artes e com a ajuda de Dusa (Tetê
Medina) promove um concurso para escolher a Musa do local. Na verdade essa Musa
será a mulher escolhida para se casar com um de seus filhos e o principal: lhe dar
um neto.
O ANTIGO CARETA E O
MODERNO TRANSADO
Jordão vive num
apartamento antiquado e tem aulas de violino e cravo com a tímida e apaixonada
Sofia (Renata Sorrah). Para deixar o clima ainda mais imperial, Dorinha (Zezé
Motta) uma excelente amiga e serviçal, faz às vezes de mucama. Ao contrário
deste, Tiago mora em um flat moderno e repleto de tecnologia. Seu mordomo é o up da modernidade: um robô chamado
Alcides. Usando o novo funcionário como pretexto, Tiago atrai muitas namoradas
para seu flat.
Do outro lado da
história está Marília (Natália do Valle), linda e suave. Seus pais Joaquim
(Joffre Soares), com sérios problemas de saúde, e Dalva (Yolanda Cardoso)
passam por uma difícil situação financeira. Para completar a família, Ana
(Aracy Balabanian) sofre com o machismo exacerbado do marido, Marcos (Jece
Valadão).
Marília namora Dirceu
Valente (Paulo Betti), um artista plástico que tenta se colocar no mercado das
artes. Os núcleos se unem quando Dirceu procura Francisca para mostrar o seu
trabalho. É assim que ele fica sabendo pela procura da musa e convence a
namorada a se inscrever. Durante um coquetel, jurados escolhem a espevitada
Catarina (Cristiane Torloni), mas Francisca não vai com a cara da moça e já de
posse das suas artimanhas, elege Marília como a verdadeira vencedora.
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José Wilker e Natalia do Vale em cena da novela. |
Pronto! As confusões
se iniciam. Francisca faz a proposta e Marília, diante do problema de saúde do
pai, aceita seduzir Jordão em troca de uma boa mesada. Ela deixa Dirceu de lado
e começa um jogo de mentiras com o propósito de atrair o tímido filho de
Francisca e tendo a própria empresária como mentora de todas as situações.
Francisca prepara uma
festa com o intuito de formar um encontro entre Jordão e Marília, mas ocorre um
inesperado: Tiago e ela se conhecem e se beijam. A bela some misteriosamente e
Tiago passa a procurá-la desesperadamente. Durante um tempo, Marília namora os
dois irmãos ao mesmo tempo e se mostra extremamente dividida.
Tiago, que até então
se mostrava um ótimo conquistador e irredutível apaixonado, descobre que ama
Marília, mas se os mocinhos não se separarem não é novela: através das armações
da dupla Luciana (Lidia Brondi) e Claudia Cowboy (Monica Torres), ele descobre
que Marília é a namorada de seu irmão. Magoado, ele rompe o namoro.
Não demora muito para
Francisca marcar o casamento de Jordão com a musa. É nesse momento que Marília
descobre estar apaixonada por Tiago e tomada por um impulso, abandona o noivo
na porta da igreja. Ela e Tiago se escondem e vivem momentos de felicidade.
“Ninguém
é exatamente tão careta e também nem tão moderno assim”
Na segunda parte da
novela, Jordão, arrasado pelo abandono na igreja, vai curar as mágoas numa
boate. No meio do caminho ele dá carona à Liana (Lady Francisco), uma dançarina
vulgar e acaba dormindo em sua casa. Percebendo o interesse da mulher, Jordão
decide assumi-la como namorada e diz a Francisca que vai se casar com ela. FMI
é contra o casamento e investigando o passado de Liana, descobre que ela tem
passagem na polícia. Com provas que a incriminam, Francisca tenta tirá-la do
caminho, mas ela não se amedronta diante da poderosa sogra. Para piorar a
situação, Liana decide dar um filho ao amado.
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Natália do Vale, Lady Francisco e Reginaldo Faria em uma cena da novela |
Após algum tempo
escondidos, Tiago e Marília reaparecem e assumem o romance para todos. Luciana,
ferida de amor, arma para que Tiago ache que Marília é mais uma mulher
interesseira. Uma fita de vídeo, onde Marília assume que foi comprada é a prova
para acabar com a sua imagem de boa moça. Então, se achando muito esperto, ele
convoca um ator para se passar por juiz no intuito de promover um falso
casamento com a namorada. O que ele não sabia era que Francisca pagou um juiz
de verdade e o casamento foi realizado por um verdadeiro falso juíz. Esse
casamento não foi o bastante para segurar os dois, que, mesmo casados, rompem o
relacionamento. Essa separação veio no momento exato em que Francisca criou
mais uma brincadeira: a corrida ao bebê milionário. O primeiro neto que nascer
vai ganhar um bilhão.
Nesse tempo, Marília,
grávida de Tiago, inicia atividades na empresa de Régis (Claudio Correa e
Castro), que assim como Francisca também deseja que o seu único filho, Douglas
(Claudio Cavalcanti), lhe dê um herdeiro, urgentemente. Ele percebe que Marília
pode resolver o seu problema e aposta todas as suas fichas no casal.
Enquanto isso, Tiago
se vê envolvido em estranhos acontecimentos com o intrépido robô Alcides: ele
recebe o convite para uma viagem sem volta para o mundo cósmico. Inconformado
pela perda de Marília, ele pensa em partir com o mordomo. No dia da viagem,
diante da nave espacial que o levará para outro mundo, Tiago decide ficar na
terra e se despede do amigo robô.
Na reta final, Marília
faz uma viagem para os Estados Unidos e retorna seis meses depois com um
barrigão. Ela e Liana entram em trabalho de parto na mesma época e todos
apostam suas fichas: quem será a dona do bebê de ouro? Liana dá à luz a um
menino, mas seu parto sofre complicações e ela vai para o CTI. Inesperadamente,
ela pede para que a sua rival, Sofia, cuide do filho, caso lhe aconteça algo.
Marília ganha uma
menina a quem chama de Natália. Ela e Tiago se reconciliam para o alívio de Francisca.
“Agora o nome da família vai prevalecer por todos os séculos”. A matriarca, que
passou a história toda sendo disputada pelos dois ex-maridos, se acerta com
Roberto.
Um big casamento reúne
sete casais, inclusive Liana (que conseguiu sobreviver) e Jordão. Sofia que
conheceu um sósia do ex-aluno, também se casa. Para fechar a novela, uma surpresa:
quem pega o buquê é a mesma noiva macaca do primeiro capítulo. Final feliz.
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Final feliz para os personagens de Natália do Vale e José Wilker |
Lendo esse resumão,
podemos observar como “Transas e Caretas”, uma comédia romântica e
despretensiosa, fugiu da temática freqüente nos trabalhos de Lauro - autor de
novelas densas como “Roda de Fogo”, “Escalada”, “O Salvador da Pátria” e
“Máscaras” (seu último trabalho na Record). O autor voltaria a trabalhar com
esse clima em “Um Sonho a Mais” (co-autoria com Daniel Más) e “Zazá” de 1997. “Transas
e Caretas” é uma novela que me desperta muita curiosidade e gostaria muito de
assisti-la. Como um sonho a mais não faz mal, quem sabe o Canal Viva não se
interessa em exibi-la?
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WESLEY
VIEIRA é jornalista, escritor, roteirista e noveleiro dos mais
apaixonados, cultos e inteligentes. Está lançando em Conselheiro Lafaiete, sua
cidade natal, a revista “Olhaí”.
Pelo talento do rapaz, tenho certeza de que vem coisa boa por aí. Por ser o blogueiro
convidado mais constante do melão, é mais que merecedor do cargo de “Editor-Chefe da Sucursal Minas” deste
blog. Conheça outros textos do autor publicados aqui no melão:
17 comentários:
Uma curiosidade : a principio era Beth Farya a personagem feminina que faria o par romantico de Reginaldo Faria na segunda parte da novela, mas ela acabou desistindo e Lady Francisco entrou em seu lugar . Esse papel, mais o personagem que fez em Louco Amor e anos mais tarde em Barriga de Aluguel foram os personagens mais lembrados pelo grande publico interpretados pela Lady Francisco
Gostava muito de Transas e Caretas, uma típica novela das 19h dos anos 80, com todas as fórmulas que faziam sucesso. Em um ponto da história, Sofia (Renata Sorrah) envenenava (ou pensava ter envenenado) a velhinha com quem morava, vivida por Norma Geraldy. Depois de algum tempo ela pensa estar sendo assombrada pelo fantasma dessa senhora (não lembro se era uma tia ou se ela alugava um quarto). Me recordo de cenas em que ela chegava em casa e via um quadro torto na parede. Sofia arrumava o quadro e logo ele estava torto de novo. A personagem de Norma sempre optava por deixar o quadro desalinhado rsrs. Muito bom o meu querido amigo Wesley ter lembrado dessa novela. Parabéns pra ele e para o Melão que, como sempre, resgata a memória da teledramaturgia.
Adorei ter relembrado essa novela, tinha 11 anos na época e era uma noveleira de carteirinha.
Parabéns ao Wesley e ao Melão pela viagem aos transados anos 80.
Conhecia pouco sobre a novela do Lauro, apenas as informações do site Teledramaturgia. Da maneira como você expôs, fiquei pensando no jogo que o autor fez com os nomes e a representação do Brasil na figura dos dois irmãos. Como se o país fosse ao mesmo tempo arcaico e moderno, sendo sustentado pelo FMI. A um quê do Lauro político aí. Será que delirei?
Além dos irmãos serem como um país, filhos da Francisca (da França) Moura Imperial (ou seja, frutos das conquistas da colônia), são filhos respectivamente de Cintra (representando a Portugal antiga) e Leme (indicando o point modernoso da época). Há Sofia (justamente a personagem com maior sabedoria), Marília (que era noiva de Dirceu Valente - o inconfidente). Em se tratando de um autor que sofreu tanto com a censura, não acho que Lauro foi ingênuo ao apadrinhá-los. Assim como pode ter sido um ato do inconsciente dele ou ainda, e possivelmente, mais um grande delírio meu!
Quanto ao comentário sobre a personagem de Norma Geraldy: Efigênia, lembrei imediatamente de Crime & Castigo. Wesley, seu texto aguçou minha curiosidade. Parabéns!
Sim, Wilson, obrigado pelos comentários. Suas observações são muito interessantes. Eu sei que o Dirceu, realmente tem esse nome por causa do inconfidente, aí fica: "Marília de Dirceu".
Eu vou tentar descobrir se esses nomes foram intencionais.
Obrigado!!!
Obrigado a todos que comentaram e gostaram do texto. E adoro escrever para o Melão.
Olha como sou antiga!!!! rsrs Eu participei dessa novela, era da turma do Wilker, mas nem lembro mais o nome de minha personagem
Obrigado por comentar, Nicole. Uma honra! Sua personagem era a Fernanda, namorada de um dos ex-maridos da Francisca (Eva Wilma).
O nome da personagem da Nicole Puzzi era Leonor.
"Minhas curiosidades em relação à nossa teledramaturgia sempre permearam por obras que, por algum motivo, foram esquecidas. Falar sobre clássicos como “Selva de Pedra” ou “Vale Tudo” nunca é demais, mas gosto de ir atrás de produtos pouco explorados no ciberespaço. Por isso meu interesse é maior em discorrer sobre novelas esquecidas e dessa forma, tentar cultivar a curiosidade dos leitores."
... E consegue mesmo despertar nosso interesse. Sou nostálgico (até reconheço um lado negativo nisso que é sempre comparar as minhas novelas favoritas de outrora com as atuais. O resultado nem sempre é legal!), curioso, no caso de novelas que não assisti e são consideradas excelentes pelos noveleiros, ou, por algumas "fracassadas", mas que prefiro também assistir pra ter a minha opinião.
Talvez esse momento do Lauro (dos idos de 1984, pós sucesso de Guerra dos Sexos), exemplifique bem a atual fase da Glória Perez com a sua rejeitada (por uma legião de fãs de Avenida Brasil) Salve Jorge.
Sou admirador confesso do Lauro César Muniz, não assisti Transas e Caretas, e não é má ideia uma futura reprise no Canal Viva. Aliás, bem mais válido nos possibilitar ver/rever novelas mais velhas (que "nunca" voltarão no Vale a Pena Ver de Novo) que as recentes, algumas sem um mínimo apelo à minha memória afetiva.
Bom passar por aqui. Abraço ao Vitor e ao Wesley. Parabéns pela postagem!
Obrigado pelas palavras, Isaac.
E muito bom recordar parabend eu tinha 14 anos. Amei recordar, essas novelas como: transas e caretas, vale tudo, feijao maravilha e muitass outras deveriam repetir na versao original mesmo seria muito bom. Fico sempre na torcida
E muito bom recordar parabend eu tinha 14 anos. Amei recordar, essas novelas como: transas e caretas, vale tudo, feijao maravilha e muitass outras deveriam repetir na versao original mesmo seria muito bom. Fico sempre na torcida
Foi muito bom recordar essa novela que marcou a minha adolescência, no dia de hoje que o nosso queridíssimo José Wilker nos deixou para fazer a sua viagem de retorno ao cosmos. Tentei encontrar cenas da novela no youtube onde aparecerem os dois , Natalia do Vale e Wilker, mas, não achei nada. As cenas de amor entre os seus personagens e a trilha sonora da novela foram marcantes. Gratidão Wesley por preservar e compartilhar essa memória.
Grande abraço.
o nome da minha irmã: Natália, foi escolhido por mim, por causa dessa novela, justamente por causa da bebê. ela nasceu em 15 de agosto de 1984. Abraço, Bruna
Ai eu quero tanto rever essa novela transas e caretas eu tinha 9 anos
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