sábado, 5 de fevereiro de 2011

Melão circulando por aí

O que este intrépido melão anda conferindo pela cidade maravilhosa?

LAURO E LAURA: EXPOENTES DA NOSSA TV



Mesmo com um certo atraso, preciso registrar o encontro com o público realizado na semana passada no CCBB-RJ de dois grandes nomes de nossa teledramaturgia: a atriz Laura Cardoso e o autor Lauro César Muniz.
Doce e amável, Laura Cardoso foi a primeira a compartilhar suas lembranças e experiências televisivas, desde os tempos da Tupi em que, segundo ela, tudo era mais artesanal, mais trabalhoso, chegando ao ponto dos atores levarem de casa sua própria roupa para fazerem as novelas e até mesmo os pratos que os personagens comeriam em cena. O ponto alto foi quando Laura se emocionou ao lembrar da cena em que sua personagem Isaura em “Mulheres de Areia” (Globo, 1993) ficava sabendo da morte de sua filha Raquel (Glória Pires). Segundo a atriz, para que a cena ganhasse em emoção, a atriz desejou que aquela filha retornasse ao seu ventre. O público reviu a cena e constatou que a atuação de Laura foi mesmo arrebatadora. Pra terminar, Laura confessou que, embora respeite profundamente o talento de suas colegas atrizes, ela não entra em cena pra perder. Quer sempre roubar a cena e ganhar. Nós, o público, nunca duvidamos disso. Viva Laura!

Depois foi a vez do novelista Lauro César Muniz falar de suas obras e opinar sobre o atual panorama da teledramaturgia. O autor lamenta que seus colegas tão talentosos tenham que escrever aquém de sua capacidade para atender os interesses do mercado. Lauro destacou os anos 70 como os mais importantes para a história das novelas, em que o mérito artístico era mais importantes e que muitos novelistas arriscavam em obras geniais como “Saramandaia”, de Dias Gomes ou “O rebu”, de Bráulio Pedroso, inclusive o próprio com "Escalada" (foi mostrado um video delicioso com todo o elenco), "O casarão" e "Espelho Mágico" . Até Janete Clair se superou com “Pecado Capital”, segundo o autor. Muitas histórias e curiosidades foram lembradas como, por exemplo, o último capítulo de “Carinhoso” ter somente a presença do casal protagonista e os nebulosos incidentes que envolveram “O salvador da pátria”, em que sassá Mutema deveria se tornar Presidente da República, mas que não passou de prefeito de Tangará. Lauro adiantou que sua próxima novela na Record em 2012 terá muitas cenas de ação e mostrou-se animado com o novo projeto.

Enfim, uma noite memorável e preciosa para os amantes do gênero.

DÁ-LHE, VEDETES!



O melão também foi conferir o lançamento do maravilhoso livro “As grandes vedetes do Brasil”, de Neide Veneziano, em que o amigo Daniel Marano faz parte da equipe de pesquisadores. Aficcionado por vedetes e tendo na saudosa Anilza Leoni sua grande musa, Marano está de parabéns, não só pelo trabalho realizado no livro, como também pelo carinho com que trata nossas queridas vedetes, verdadeiros patrimônios nacionais. Muitas estavam lá, para a nossa alegria: Carmem Verônica e Iriz Bruzzi, também musas de nossa teledramaturgia, Esther Tarcitano, Brigitte Blair, Lia Mara, e claro, a lendária Virginia Lane, sempre irreverente a alto astral.

O livro é uma preciosidade. Ricamente ilustrado (as fotos são lindíssimas) e com histórias das vedetes mais famosas, desde as pioneiras do século XIX como Aimée, passando pelas lendárias Luz del Fuego e Elvira Pagã até as mais irreverentes como Sonia Mamed e Consuelo Leandro. Pra quem não teve o prazer de desfrutar da agradável noite de autógrafos, pode adquirir o livro e viajar no tempo até um capítulo riquíssimo de nossa memória cultural. Parabéns, Neide e equipe e sobretudo, a todas as vedetes do Brasil.

Acima, Virgínia Lane e eu. Abaixo, com o amigo Daniel Marano.
  

7 comentários:

Fábio Leonardo disse...

Trazer à tona as vedetes é mais um gol do Melão. Figuras que marcaram época e servem de referencial até os dias de hoje. Abraços!

Carlos Fernando disse...

Memória, memória, memória....
Como estamos precisando referenciar nossos roteiristas, atrizes, vedetes, enfim pessoas ligadas a arte qq que seja! Muito bom saber dos dois eventos.
O primeiro, no CCBB com nossos queridos Lauro e Laura, conversando sobre novelas. Lindo!!!!. Infelizmente não estou podendo comparecer ao evento do CCBB, mas o Melão o traz até nós.
O segundo, o livro das vedetes é uma dessas coisas que costumamos dizer: Pq não penssamos nisso antes. Simplesmente maravilhoso.
Iniciativas como essa nos leva a pensar que ainda bem que existem pessoas que não vão deixar as pessoas importantes da nossa história, nos vários seguimentos, ficarem no esquecimento.
Parabéns a todos e parabéns ao Melão pelo conteúdo. Vitor é por isso que você está cada vez mais no meu coração.
Memória, memória, memória .....

Ivan disse...

Melão circulando e eu morrendo de vontade de estar junto! sale Rio de Janeiro!

O Midiático disse...

Ainda bem que o Melão foi no CCBB e nos contou tudo sobre o encontro com Lauro Cesar Muniz e a maravilhosa Laura Cardoso. Adoro a Laura. Seu papel atual em Araguaia é um dos melhores trabalhos de sua grande carreira. A dona Mariquita é excelente e por causa dela, acompanho algumas coisas da novela das 18h.
Lauro tbm é foda! Adoro O Salvador da Pátria, que foi escrita por ele em parceria com o muso do Melão, Tide.
Já sobre o livro das vedetes, eu babei!!! Uma ótima idéia!!!

Daniel Pepe disse...

Cada encontro de dar água na boca! Lauro sempre preocupado com o futuro das novelas, emitindo suas opiniões e tentando inovar em alguma coisa. Pena que a maioria de seus contemporâneos não ajam mais assim. E com Laura Cardoso junto só pode ter enriquecido ainda mais o encontro.
Pouco sei sobre as vedetes, por isso espero pelo lançamento em terras paulistas.

RÔ_drigo disse...

Q delicia esses encontros hein??
Hora d'eu tirar meu atraso melonico!

Anônimo disse...

Cara, essa cena de Mulheres de Areia tem no youtube e eu chorei vendo... Perfeita! A Laura Cardoso deu um show de interpretação. Logo após a cena, cortou para a abertura e essa junção fez quem assistia respirar e ter vontade de continuar vendo. Grande Ivani Ribeiro com um texto primoroso e belíssima atuação de Laura Cardoso! Parabéns pelo blog!
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

Prefira também: