quarta-feira, 5 de setembro de 2012

TEMAS E TRILHAS – ADRIANA CALCANHOTTO:




Desde o início dos anos 90, Adriana Calcanhotto, um dos principais nomes de nossa MPB, tem sido uma das presenças mais frequentes nas trilhas de nossas novelas, principalmente embalando grandes romances de personagens inesquecíveis como Raí e Babalu de “Quatro por quatro”. Para essa tarefa convoquei mais uma vez o queridão Eddy Fernandes, presença frequente neste blog e editor-chefe da Sucursal Manaus do melão. Além de seu já conhecido talento como roteirista e ensaísta televisivo, Eddy também é um grande fã da cantora. Por isso, escolhemos cada um 5 canções na voz de Adriana Calcanhotto. Seguem nossas preferidas:



AS PREFERIDAS DO EDDY:



“MENTIRAS” em Renascer (1993):


Tema da controversa personagem interpretada por Adriana Esteves, a canção tornou-se marcante para mim graças aos versos “Eu vou escrever no seu muro / E violentar o seu rosto / Eu quero roubar no seu jogo / Eu já arranhei os seus discos / Que é pra ver se você volta / Que é pra ver se você olha, pra mim” .... A letra, vingativa e passional, talvez não tenha muito a ver com a trajetória de Mariana, mas sem dúvida, virou um ícone da novela.

“METADE” em Quatro por Quatro (1994):

Uma Adriana ainda mais melodiosa embalando um dos casais mais famosos da dramaturgia com uma das letras mais dilacerantes de que se têm notícia. A canção, executada a exaustão na novela, servia de moldura para as idas e vindas de Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller). Ainda que eu ache que ela não tem nada a ver com os personagens, devo admitir que serviu como uma luva, adicionando uma dose extra de emoção as cenas, principalmente aquelas em que os sentimentos da dupla vinham à tona, evidenciando a paixão que entre tapas e beijos, eles tentavam disfarçar.



“VAMBORA” em Torre de Babel (1998):



Guardo algumas recordações dessa que foi a primeira novela das oito que eu pude acompanhar com algum discernimento. As personagens, Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Sílvia Pfeifer), um casal, foram duramente rejeitadas pelo público, mas curiosamente tinham a minha estima. Com o passar dos anos, assistindo vídeos no Youtube e lendo a respeito da trama, pude perceber o quão grandiosas eram as duas. Não sei até que ponto a canção serviu de moldura para a história delas nem se foi executada como devia, mas vai habitar sempre o meu imaginário graças a sua letra irresistivelmente angustiante.

“MULHER SEM RAZÃO” em A Favorita (2008):

É simplesmente uma das minhas músicas preferidas do repertório recente da Adriana. Na novela, serviu de tema na primeira fase, para uma Donatela (Cláudia Raia) ainda autoritária e de temperamento explosivo. A relação com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) ganhava contornos ainda mais lascivos quando os versos entravam em cena. Lamento apenas que tenha sido tão pouco executada.

“CANÇÃO DE NOVELA” em Passione (2010):

Gravada especialmente para integrar a trilha da novela de Sílvio de Abreu, me parecia perfeita para o perfil apaixonado de Melina (Mayana Moura), que fazia de tudo para conquistar o amigo de infância, Mauro (Rodrigo Lombardi). Com desenrolar da novela, no entanto, a personagem adquiriu outras características que a distanciaram daquela feição inicial fazendo com que a música perdesse o sentido.


AS PREFERIDAS DO VITOR:


“NAQUELA ESTAÇÃO” em Rainha da Sucata (1990):


Foi a primeira canção interpretada por Adriana que ouvi em uma novela e até hoje minha favorita. Era tema da ingênua e problemática Mariana (Renata Sorrah) de “Rainha da Sucata” e lembro que tinha 13 anos na época, mas botava a música pra tocar sem parar em minha vitrolinha. E até hoje ouço a canção, que fala de uma partida e da solidão e esperança de quem fica, composta por Caetano Veloso, que continua muito inspiradora pra mim a ponto de gerar uma sinopse. Quem sabe um dia ela não se torna o tema de abertura de uma novela de Vitor de Oliveira? (risos)


“TRÊS” em Ciranda de Pedra (2008):



Um fato curioso é que a canção é tema de Letícia (Paola Oliveira) e já no primeiro capítulo, apresenta a personagem em uma cena linda durante uma partida de tênis, mas a primeira vez em que toca na novela mostra Otávia (Ariela Massoti) patinando. E é exatamente essa imagem que ficou em minha memória e, até pela simbologia de seu título, acho que a canção combina muito mais com a relação das três irmãs protagonistas da trama de Alcides Nogueira. Embora não seja uma canção dos anos 50, combina muito bem com a atmosfera delicada da novela.

“MALDITO RÁDIO” em Cheias de Charme (2012):

Em meio a canções popularescas da trilha sonora pra lá de kitsch, a canção faz um excelente contraponto sendo o tema de Inácio (Ricardo Tozzi) ao relembrar Rosário (Leandra Leal), seu grande amor perdido para a fama e o sucesso. Como de costume, Calcanhotto nos brinda com uma interpretação sensível e emocionante.


“DEVOLVA-ME” em Laços de Família (2000):

Adriana trouxe de volta às paradas de sucesso esse hit da Jovem Guarda que serviu como uma luva pra embalar o fim do romance da mimada Clara (Regiane Alves) com o romântico Fred (Luigi Barricelli) em “Laços de Família”. Aqui o bom rapaz já estava desencantado por sua esposa e se encantando cada vez mais pela vizinha Capitu (Giovana Antonelli). Claro que a música tocou sem parar na novela e foi uma das canções mais executadas daquele ano.


“GATINHA MANHOSA” em Passione (2010):


Aqui sobre a alcunha de Adriana Partimpim, espécie de alterego infantil, Calcanhotto resgatou outra pérola dos tempos da Jovem Guarda que na novela serviu pra embalar o romance pueril de Sinval (Kayky Brito) e Fátima (Bianca Bin), que era apaixonada pelo irmão do rapaz, Danilo (Cauã Reymond). Desiludida com a rejeição de Danilo, Fátima acaba caindo nos braços de Sinval e a romântica balada, antigo sucesso de Erasmo Carlos, revisitada por Léo Jaime nos anos 80, serviu pra embalar o romance do casal, aqui na voz de “Partimpim”.


Claro que ainda tem muita música de Adriana Calcanhotto que poderia estar nesse Top 10. Por isso, melão quer saber: quais são suas preferidas?

_____

LEIA TAMBÉM: 

TEMAS E TRILHAS – MARIA BETHÂNIA






10 comentários:

Fabio Dias disse...

O Eddy Fernandes citou minhas favoritas, junto com Devolva-me de Laços de Família!

Adoro listas!!
Abraço queridões!

@FABIODIASR
www.ocabidefala.com

O Vitor viu... disse...

teste, 123....

Fábio Leonardo disse...

Adriana Calcanhoto é uma das minhas cantoras prediletas, e sempre soube que era uma das favoritas do Eddy. A lista, como sempre rola aqui pelo Melão, foi excelentemente escolhida! Destaco entre as minhas prediletas da cantora em novelas "Devolva-me", embalando o romance conturbado de Capitu e Fred, em Laços de Família, e "Mulher sem Razão", que sacudia uma eletrizante Donatela em A Favorita. Sem dúvida, poucas mulheres cantaram tão bem músicas que embalariam as histórias de outras mulheres.

Parabéns ao Eddy e ao Vitor por essa lista de excelente gosto! Abração, queridos!

Júnior Bueno disse...

Adorei a lista, um primor, vocês tem muito bom gosto. Eu me lembro muito de Mais Feliz do Cazuza e da Bebel Gilberto que casou bem com a voz da Adriana e foi tema da Maria Regina em Suave veneno. E mais antiga ainda é o dueto da Adriana com o Erasmo Carlos em Do fundo do meu coração que foi tema em Dona Anja (não me julguem, eu assisti essa novela) e tempos depois em O profeta.

Anônimo disse...

Adorei a lista mas... Cadê "Maresia", de Desejos de Mulher??? Pra mim um das melhores músicas da Adriana, e que me surpreendeu pela sua batida completamente diferente de todo o seu repertório! rsrsrsrs
Adorei o post mesmo sem a minha preferida! ;)

Walter de Azevedo disse...

Essas listas estão perfeitas! A que mais gosto é "Naquela Estação", seguida de "Vambora", mas todas as outras são lindas!

Efe disse...


Meus preferidos temas de novela da Calcanhotto são "Naquela Estação", "Mentiras" (a ser relembrada na reprise de Renascer por vir no Viva), "Metade", "Vambora" e "Devolva-me" (hit significativo de 2000 a partir do sucesso de Laços de Família, marcante). Pena que a simbólica "Cariocas" e a bela "Inverno" não tenham sido tema de novelas, a primeira, especialmente, combinaria com novela do Manoel Carlos.

Bela lista, Vitor e Eddy!

Rodrigo parente disse...

Amo essa canção "mulher sem razão" tema da Stela e Catarina !

RÔ_drigo disse...

A maioria das musicas eu gosto... Gosto Muito!

Unknown disse...

faltou "mais feliz" tema da maria Regina de Suave veneno... a musica caiu muito bem para a personagem. Ms todas citadas ai sao otimas.

Prefira também: