sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Melão Express: Rapidinhas, mas saborosas – ed. 19



Ø  EXCLUSIVO: NAYARA GLÓRIA ABALA OS PALCOS PAULISTANOS

As tresloucadas Luli Fuentes e Nayara Glória, vividas pelas excelentes Gisa Gonçalves e Maria Rocha. Foto: Marcelo Rissato

Meus queridos, o melão se ausentou por uns dias para se dedicar ao teatro. Mas, mesmo nos palcos, não deixou a televisão de lado, já que a protagonista de minha peça é a famosíssima Nayara Glória, atriz de imensos sucessos em nossas telenovelas! Quem nunca ouviu falar dela?

Ainda estou anestesiado com o grande sucesso de meu espetáculo “O que terá acontecido a Nayara Glória?”, escrito em coautoria com Carlos Fernando Barros e Fellipe Carauta e estrelado pelas talentosíssimas e brilhantes Gisa Gonçalves, no papel da modelo e apresentadora Luli Fuentes; e Maria Rocha, na pele do papel-título, Nayara Glória, atriz de antigas novelas e pornochanchadas que vê na participação do programa da estrela ascendente Luli uma oportunidade para voltar ao mundo dos holofotes.

Equipe quase completa

Sob a direção do queridão Rodrigo Ferraz (Dog para os íntimos e não-íntimos), o espetáculo, exibido nessa edição das Satyrianas, em São Paulo,  conseguiu arrancar risadas da plateia presente. Teatro completamente lotado, fila na porta e gente querendo ingressos. Depois desse sucesso, só me resta agradecer a todos os profissionais envolvidos e torcer para que a peça ganhe uma temporada em palcos paulistanos e cariocas e, quem sabe até, em minha cidade natal, Petrópolis.

Nayara Glória ressurgiu como um meteoro, mas avisa: “I’ll be back”!




Ø  LADO A LADO: AUTÊNTICO NOVELÃO



Com os finais de “Cheias de Charme”, “Avenida Brasil” e “Gabriela”, estamos passando por um período de ressaca nas novelas atuais, que vêm tendo uma audiência abaixo do esperado. Há vários fatores para isso (horário político, horário de verão, calor, etc), mas falta de qualidade, definitivamente, não é o caso de "Lado a Lado”, novela das seis dos estreantes João Ximenes Braga e Claudia Lage sob a supervisão de Gilberto Braga. A novela não tem o ritmo frenético de “Avenida Brasil”, nem a irreverência de “Cheias de Charme”, mas tem todos os ingredientes do autêntico folhetim como troca de bebês, intrigas que separam casais e personagens clássicos: heroína sofredora que dá uma grande virada, herói acima de qualquer suspeita que luta contra as injustiças sociais e uma vilã terrível, mas com traços de humanidade. Tudo isso com um delicioso pano de fundo: o Rio de Janeiro do início do século XX, um período pouquíssimo explorado em nossa teledramaturgia, mas com acontecimentos muito ricos, como o advento do futebol e do samba, a influência francesa na construção da Avenida Rio Branco, o fim dos cortiços, o processo de favelização e as Revoltas da Vacina e da Chibata. A novela está cada vez melhor e mais emocionante e merece uma audiência mais significativa. Vamos acompanhar.

Ø  NANDA COSTA: GRATA SURPRESA EM “SALVE JORGE”



Salve Jorge” já avança em suas primeiras semanas e já podemos identificar na novela vários traços das obras de Gloria Perez: caldeirão multicultural, cultura de um país exótico, gafieira, muitos personagens e uma mocinha com pegada bem popular. Desde a porta-bandeira Jussara (Betty Faria) de “Partido Alto” (1984), a autora tem criado mocinhas longe do ideal romântico de perfeição. E sua Morena, vivida por Nanda Costa, não foge à regra. Alguns temiam que a inexperiência da moça fosse prejudicar o desenvolvimento da personagem, mas isso, definitivamente, não está acontecendo. A primeira vez que reparei de verdade em Nanda foi no especial “Por toda a minha vida” em que ela viveu a lendária cantora Dolores Duran com ótima atuação. Em “Salve Jorge”, Nanda está muito bem como a jovem moradora de comunidade, que foi mãe precoce, se veste de maneira sensual, não dispensa um baile funk, não leva desaforo pra casa, mas que, inconformada com seu destino, tem sonhos e ambições. Típica mocinha das novelas de Gloria, como Clara de “Barriga de Aluguel” (1990) ou Sol (Deborah Secco)  de “América” (2005). Nanda está muito segura em cena e demonstrou ótima química com o herói Theo (Rodrigo Lombardi). Ao contrário de Sol e Clara, tem tudo pra emplacar um final feliz com o mocinho original.

Ø  SESSÃO DE TERAPIA: O PODER DA PALAVRA



O atual biscoito finíssimo da atual programação teledramatúrgica atende pelo nome de “Sessão de Terapia”, versão brasileira da baladada “In treatment”, série exibida se segunda a sexta, às 22:30 pelo GNT, com direção de Selton Mello e redação final de Jaqueline Vargas. A série tem uma estrutura bem simples: uma sala, um psicólogo e seus pacientes. Por isso mesmo, depende em muito da atuação dos atores, de uma direção afiada e de um texto preciso. O poder da palavra consegue prender nossa atenção para os dramas dos pacientes e dos psicólogos. Com atuações irrepreensíveis de ZéCarlos Machado, Maria Fernanda Cândido, Sergio Guizé, Bianca Muller, Mariana Lima, André Frateschi, Selma Egrei e Maria Luisa Mendonça, a série proporciona surpresas e revelações que vão se desvelando a cada episódio, aumentando cada vez mais a carga dramática da trama. Imperdível! Se você perder algum episódio durante a semana, tem reprises aos sábados e domingos.


Ø  O ASTRO NO EMMY INTERNACIONAL

E não é que, mais de um ano depois do final de “O astro”, a pedra ametista continua a brilhar? Sim, fomos indicados ao Emmy internacional! Claro que a felicidade foi geral e não posso deixar de cumprimentar todo o elenco, equipe, direção genial sob o comando de  Mauro Mendonça Filho, meus queridos mestres Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro (que estarão chiquérrimos no red carpet), meu querido companheiro de escrita Tarcisio Lara Puiati e o grande idealizador disso tudo: Roberto Talma. Que Santa Janete Clair, a verdadeira dona da história e padroeira das telenovelas, nos abençoe. A cerimônia de entrega acontece no próximo dia 19 de novembro em Nova Iorque. Vamos todos torcer!  

__________________



Um comentário:

RÔ_drigo disse...

Nayara começou nas Satyrianas mas vai longe... Ops, eu sou o diretor, faltou modestia,kkkkk.
Concordo com tudo alem Nayara tbm,rs,o Astro merece o Emmy,Lado a Lado é uma novela caprichada e a Nanda, bem a Nanda ta a propria periguete de personalidade!Mas sabe quem eu destaco super??A Marquezine ela ta a propria periguetinha,me supreendi!
Agora se alguem aqui comentar que não conhece a Nayara Gloria aguaaaarde temporada,rs...

Prefira também: