sábado, 7 de novembro de 2009

Tieta: atualíssima!!! (20 anos depois)



Leonora (Lídia Brondi), moça liberada da capital, decide passear pela quermesse da pacata Santana do Agreste e, devido ao calor abrasador do local, não vê problemas em passear pelas ruas da cidade com sua sainha curta. Não imaginara, porém, que fosse causar tanto furor e fuxico por onde passasse. Os homens da cidade ficaram enlouquecidos e as beatas, escandalizadas. Foi preciso que Ascânio (Reginaldo Faria) a protegesse de um taradão que tentou atacá-la. A atitude de Leonora não ficou impune: além de falada pela cidade, ela teve seu romance com Ascânio interrompido, já que o moçoilo não conseguiu compreender a “modernidade” da amada (cena da novela “Tieta”, de Aguinaldo Silva, exibida em 1989).

Vinte anos depois, a universitária Geisy Arruda, do curso de turismo da Uniban de São Bernardo do Campo, cidade avançada da Grande São Paulo, foi hostilizada e humilhada pelos colegas (até repreendida moralmente pelos seguranças que só deveriam protegê-la) e precisou de reforço policial para deixar a faculdade sob risco de ser linchada. Tudo por causa de um curtíssimo vestidinho vermelho indefectível que a moça trajava.



Pois é. Mas há uma diferença fundamental entre o caso da ficção e o da vida real. Por mais que a população de Santana do Agreste estranhasse a vestimenta de Leonora, ninguém foi hostil, tampouco tentou expulsá-la do evento em praça pública. Tudo se resumiu a fofocas e falatórios ao pé do ouvido.

Geisy, porém, não teve a mesma sorte: além de ser humilhada, xingada, hostilizada, não pôde voltar à universidade, mesmo com todas as mensalidades pagas até o final do ano. Uma pena que a comunidade universitária em questão não demonstre o mesmo vigor na luta por questões mais relevantes em nossa sociedade. E Sarney, firme e forte no Senado!!!


Moral da história? Mesmo a tacanha população da fictícia Santana do Agreste não conseguiu ser tão preconceituosa, bárbara e desumana como o grupo de universitários (e até professores!) desta instituição de ensino de uma das maiores cidades do país. E ainda achamos que o oriente é que é atrasado moralmente.


Por mais que achemos algumas situações de novela inverossímeis, a realidade, às vezes, consegue nos surpreender muito mais.

UM ADENDO: Desejo de coração que Geisy ganhe rios de dinheiro em cima do processo que vai mover em cima dessa pseudo-universidade, pose pra Playboy, vire BBB e seja feliz!

3 comentários:

Contos Sobre Elas - Patrícia Mess disse...

Olha não tinha lido nenhuma comparação tão certeira como essa sua. Só me perguntava que juventude preconceituosa, atrasada, careta, onde se escondiam tantos estupradores e agressores em potencial. Aguinaldo Silva e Nelson Rodrigues não exageraram na podridão humana. Nós é que não vemos.

Carlos Fernando disse...

Respondendo à Pat e levando em conta tudo que aconteceu, a juventude preconceituosa, atrasada e careta se esconde no nosso meio. Está ao nosso lado de onde nunca saíram. É um absurdo o que aconteceu e feita e pensar que eles podem ditar regras e agir dessa forma é o fim! Muito bem feita a sua comparação e faço coro e espero que a Geisy ganhe muuuuiita grana. Bota eles no devido lugar. Pau neles!!

FABIO DIAS disse...

E não é que deu certo tudo que você desejou?!

Não foi para o BBB mas ficou rycahhhh!

Viajando no melão nesse feriado!!

Abração Vitor!

Prefira também: