terça-feira, 16 de abril de 2013

Estrelas mudam de lugar... mas jamais deixam de brilhar! Viva Cleyde Yáconis!









CLEYDE YÁCONIS (1923-2013)

Irmã da lendária Cacilda Becker, Cleyde também é daquelas atrizes superlativas, que defendem com dignidade qualquer papel. Ela convence tanto quanto a perua falida Isabelle em “Rainha da Sucata”, quanto as avós amorosas que viveu em “Vamp” (1991) e “Eterna Magia” (2007). A matriarca Guilhermina Taques Penteado, de “Ninho da Serpente” (1982) é um de seus grandes papéis na tevê. Mas a doce Melica, de “Os ossos do Barão”, remake do SBT, também tem um grande número de admiradores. Recentemente, pudemos rever Cleyde como um dos grandes destaques de “Passione” (2010), como Dona Brígida, a assanhada velhinha que mantinha um caso com o motorista Diógenes, vivido por Elias Gleiser. Ela é a razão de ser de produções pouco memoráveis como “Sex Appeal” (1993), em que roubou todas as cenas, mas também pode ter apenas um delicioso momento como em grandes produções como a minissérie “Um só coração” (2005), em que viveu ela mesma. O fato é que Cleyde Yáconis é indispensável e marcante em qualquer produção.




Cleyde Yáconis, perdemos seu talento, mas para sempre teremos sua história. Obrigado por tudo! 

3 comentários:

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Saudades eternas, desde já!
Tinha uma enorme admiração e carinho por essa atriz, seus personagens (seja quais forem o tipo) sempre me convenciam, sempre me tocavam.

Gosto de todos os seus trabalhos, mas dentre os que eu tive o privilégio de conhecer, tem uma personagem pela qual eu tenho um carinho especial: A adorável Joana Salles Jordão de "Cidadão Brasileiro".
Era impressionante como a câmera gostava dela, sempre que ela entrava em cena, podíamos esperar que vinha algo belo pela frente.
Viva Cleyde Yáconis!

Sara disse...

Uma atriz como poucos são, a verdade sempre admiro muito, espero ter a sorte de ver muitos mais como eles, especialmente quando eles vêm para comer com meu restaurantes em barueri

Prefira também: