terça-feira, 20 de novembro de 2012

Blogueiro convidado: Rodrigo Ferraz celebra a vitória d'O Astro no Emmy Internacional



Melão hoje está em festa e não consegue disfarçar. “O astro” foi, simplesmente, o vencedor do Emmy Internacional na categoria “telenovela”. Mal tinha me recuperado quando, na calada da noite, meu amigo Rodrigo Ferraz me manda esse texto para ser publicado no melão. Emocionado, deixo a modéstia de lado e publico, dedicando a todos os meus amigos, ao próprio Rodrigo e ao meu querido Tide, que sempre terá meu amor, minha amizade e minha gratidão. E viva a pedra ametista! Que ela continue brilhando mundo afora.

Vivas Infinitos para o Astro e para a Amizade!

Por Rodrigo Ferraz


Segundo o dicionário...
Amizade: Sentimento de quem é amigo, amor, dedicação, benevolência.
Astro: Qualquer corpo celeste, que tem marcha regular. Pessoa ilustre.
“O Astro” ganhou o premio de melhor telenovela de 2011 pelo Emmy. E como eu tenho orgulho disso... querem saber o porquê?

É simples...  Vitor já é meu amigo há uns seis anos e recentemente começamos parceria numa peça em que o texto é dele e a direção é minha. Em breve, se você não sabe, você saberá “O Que Terá Acontecido A Nayara Gloria?”.  Então, fim de 2008. Depois de um árduo e lindo trabalho em “Ciranda de Pedra”, Alcides Nogueira deu uma palestra no CCBB do Rio de Janeiro, em que o dono do Melão, Vitor de Oliveira, estava presente.  Vitor chegou no dramaturgo, conhecido por muitos pelo gentleman que é, comentando dos amigos em comum que tinham, no caso, era o querido Wesley Vieira e eu. Tide, como é conhecido e já é simpático por natureza, o tratou como amigo de infância...

Vitor de Oliveira e Alcides Nogueira
E dessa amizade nasceu uma bela parceria de trabalho. E já na primeira parceria uma grande vitória: “O Astro”, novela de grande sucesso de Janete Clair que ganhou uma nova adaptação pelas  mãos de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Vitor foi um dos colaboradores, ao lado de Tarcísio Lara Puiati, seu companheiro de oficina de autores. Incrível como os astros conspiram a favor... 

Coletiva de imprensa da novela em junho de 2011

O projeto fora idealizado por Roberto Talma, inaugurando um novo horário de novelas: o das 23h, destinado a releituras de grandes clássicos. Hoje em dia, o horário já está solidificado, tanto que ano que vem veremos uma nova versão de “Saramandaia” pelas mãos do competentíssimo Ricardo Linhares!




E “O Astro” nasceu, regido sob o signo de Virgem, guiado pela pedra Ametista e com Santa Janete olhando por todos... Teve no elenco: Rodrigo Lombardi inspirado, viveu meu personagem favorito na sua carreira na TV; Carolina Ferraz e Fernanda Rodrigues esbanjando glamour e talento (Fernandinha, inclusive, mostrou pela primeira vez que era Fernanda, mulher e talentosérrima); Thiago Fragoso, primoroso arrasou; Alinne Moraes linda e com uma Lili impactante; Regina Duarte depois de muito tempo com um papel a altura; Marco Ricca feroz e agressivo na pele de Samir, um vilão como poucas vezes eu vi; Rosamaria Murtinho soberba; Daniel Filho voltando a atuar depois de muito tempo. Também destaco João Baldesserini, Frank Menezes, Bel Kutner, Carolina Kasting, Juliana Paes, Rafael Primot e Francisco Cuoco, o “astro” original, ganhando um papel-homenagem a primeira versão...


Tudo era muito exagerado, mas a direção acertou o ponto.  Eu, como descendente de árabes como os Hayalla afirmo: a “brimaiada” é over, sim (risos). Mas a novela foi no tom certo. Com uma assinatura marcante na direção, Mauro Mendonça Filho mostrou como é eclético mais uma vez, como em “Dona Flor e seus dois maridos”, “Força de um Desejo” e “Toma lá da Cá.



E voltando ao texto, eu não vi a versão original, mas eu amei a segunda versão. Se foi fiel eu não sei... E talvez tenha sido melhor assim! Quando uma novela é boa, merece mais do que premio, merece audiência e essa foi super bem! Mas não bastasse tudo isso, ganhou o Emmy, o Oscar da televisão mundial... Enfim melhor eu tomar vergonha na cara e comprar meu DVD da novela logo... E que venham muitos e muitos trabalhos de Vitor, Alcides e todo mundo que esteve envolvido n’O Astro...

Time que foi representar "O astro" na cerimônia do Emmy



Rodrigo e eu
Rodrigo e Tide


RODRIGO FERRAZ é ator, diretor, produtor e noveleiro de carteirinha. Seus textos inspirados podem ser lidos no excelente blog “O cabide fala”, do também querido Fabio Dias. 



___________

LEIA TAMBÉM:

Blogueiro convidado: Evana Ribeiro avalia "O astro"





8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! Vocês merecem!

Fabio Dias disse...

Parabéns Vítor,Tide e todos os envolvidos!

Como é bom ver "O Astro" com essa premiação!!!

Ah, eu já tenho o DVD! rs

Beijos amigos!

aladimiguel disse...

Que DELÍCIA esse prêmio para meus QUERIDOS amigos Vitor e Tide. Parabéns por esse grande prêmio! E saudações ao Rodrigo pelo texto tão bacana de hoje! Abraços á todos

Aladim Miguel
Arquivo Lucélia Santos / RJ

Thavinho Henriques disse...

Muuuuuitoooo feliiz e orgulhoso!!
Parabéns, parabéns e parabéns a vc e a todos!!

O Astro foi mais do que uma novela, foi um espetáculo!

Janete Clair, a rainha das telenovelas: receba!!

abraços...

Leandro Brasil disse...

Parabéns, parabéns, parabéns, parabéns! Vitória mais do que merecida! Ainda não tenho o DVD, mas agora mais do que nunca, quero comprar e guardar para sempre essa história maravilhosa!

Ivan disse...

Parabéns Vituxo!!!!

Walter de Azevedo disse...

Vitória super merecida! Todos que acompanharam O Astro desde o começo viram a dedicação, garra e talento de toda a equipe! Que venham outros!

Thallys Bruno disse...

Uma vitória mais que merecida! Fui apaixonado por O Astro 2011, adorava todo aquele universo mostrado. Tanta gente boa brilhando: Rodrigo, Carolina, Thiago, Alinne, Fernanda, Marco Ricca, José Rubens Chachá, Tato Gabus, Bel Kutner, Cuoco, Guilhermina Guinle, Rosamaria Murtinho, Carolina Kasting, Frank Menezes e a nossa Regina Duarte, esse moooooooooooooooonstro (como diria Clô Hayalla) de nossa teledramaturgia. Trilha perfeita, ambientação, agilidade, história impactante, tudo funcionou maravilhosamente.

Um grande abraço pra todos vocês que fizeram essa obra sensacional!

Prefira também: