domingo, 18 de novembro de 2012

TOP 10 – MARCOS PAULO





Nessa última semana, a televisão brasileira se despediu de um de seus profissionais mais completos. Filho adotivo do grande autor Vicente Sesso, Marcos Paulo é cria da TV e um capítulo indelével na história de nossa teledramaturgia. Como diretor, esteve à frente de grandes sucessos como “Dancin’Days”, “Roque Santeiro” e de pérolas como “Força de um desejo”, “Brilhante” e “Fera Ferida”. Vamos relembrar aqui sua carreira como ator. Impossível eleger um TOP 10 definitivo, já que o ator possui uma galeria de personagens expressivos nos anos 70 em novelas como “Pigmalião 70”, “O grito”, “Gabriela” e “O casarão”, entre outras. Sendo assim, melão homenageia esse grande profissional e elege seus 10 personagens mais marcantes, não necessariamente os melhores, mas os que permanecem em minha memória afetiva. São eles:


10) LUÍS PAULO, de  “Brega & Chique” (1987)
Um rapaz comum, um sujeito pobre apaixonado por uma garota rica e mimada. O diferencial era o charme meio cafajeste e irresistível de Marcos Paulo, que passou a novela dividido entre a fútil Ana Claudia (Patricia Pillar) e a batalhadora Silvana (Cassia Kiss). As cenas com os pais, vividos por Percy Ayres e Neusa Amaral também eram ótimas.

9) SÉRGIO SANTARÉM, de “Despedida de solteiro” (1992)
Aqui Marcos Paulo nos oferece uma atuação memorável na pele do frio e tirânico Sérgio Santarém, empresário que envolve a mocinha Lenita (Tássia Camargo) e a faz acreditar que seu noivo João Marcos (Felipe Camargo) fora o responsável pelo assassinato de uma moça em plena despedida de solteiro. Manipulador, Sérgio envolve a todos, mas acaba assassinado pela secretária Gloria (Cinira Camargo), que lhe dá uma maçã envenenada no último capítulo da novela. 

8) ANDRÉ, de “Meu bem, meu mal” (1990)
Um tipo incomum na galeria de personagens sedutores do ator e, por isso, mesmo, um momento curioso e interessante de sua carreira. Aqui ele vivia o executivo André, eternamente apaixonado por Isadora (Silvia Pfeiffer), que tinha uma relação de amor e ódio com Ricardo (José Mayer). Quando enfim se livra desse amor, André passa a namorar Fernanda (Lidia Brondi), mas esta, na verdade, é apaixonada por Doca (Cassio Gabus Mendes). Um personagem que poderia ficar apagado se não fosse interpretado por um ator marcante, que fez com que o público torcesse por ele.

7) DIOGO, de “Páginas da Vida” (2006)
Esta foi a última novela em que o ator viveu um personagem fixo, resgatando o par romântico que viveu com Regina Duarte na década de setenta. Em um trabalho quase documental, deu vida ao idealista médico Diogo. Na época, o diretor Jayme Monjardim gravou com imagens reais de crianças pobres e doentes na África, onde o personagem de Marcos Paulo trabalhava. Uma experiência riquíssima para o ator e emocionante para o público. 



6) GUSTAVO, de “Quatro por quatro” (1994)
O grande antagonista da trama. Atuou em vários núcleos. Tinha uma relação destrutiva com a esposa Abigail (Betty Lago), fez com que Auxiliadora (Elizabeth Savalla) se apaixonasse por ele, frustrando o plano de vingança da esposa, caiu de amores por Babalu (Letícia Spiller) e nutria uma inveja pelo herói Bruno (Humberto Martins). Seria um vilão terrível e maniqueísta, não fosse o amor sincero que sentia pela filha adotiva Angela (Tatiane Goulart). Um personagem muito rico que o ator soube dar a exata dimensão humana que ele precisava.

5) CLAUDIO FRAGA DANTAS, de “Corpo a Corpo” (1984)
Um momento bastante emblemático em nossa teledramaturgia. Nessa novela de Gilberto Braga, a questão racial foi abordada como poucas vezes fora abordada antes. Aqui, o personagem de Marcos Paulo vive um romance com Sonia, personagem vivida por Zezé Motta e, para nosso espanto, o casal sofreu certa rejeição por parte do público. Lembro dos embates de Claudio com o pai, o preconceituoso Alfredo Fraga Dantas, papel de Hugo Carvana. Os argumentos do pai chegam a ser revoltantes e a discussão sem sentido, mas foi importante para mostrar as feridas ainda abertas de um tema muitas vezes colocado para debaixo do tapete.



4) ARTURZINHO, de “Tieta” (1989)


O personagem entra quase no final da novela, mas acabou se tornando um dos grandes vilões da trama. Rancoroso, inescrupuloso, dominador, sombrio, Arturzinho se faz passar pelo empresário Mirko Stephano e retorna ao Agreste mais vingativo do que a própria Tieta (Betty Faria), disposto a acabar com a cidade, instalando sua empresa poluidora no local. Arturzinho guardava uma mágoa imensa do pai, magistralmente vivido por Ary Fontoura, a quem julgava responsável pela morte da mãe, e tinha um quê de perturbado, nuance que o ator soube dar muito bem ao personagem. Arturzinho também nutria uma paixão por Tonha (Yoná Magalhães) desde a infância e voltou disposto a conquista-la, mas o que fica do personagem em minha memória é mesmo a crueldade: ele foi o responsável por encomendar o dossiê que revelava a verdadeira profissão de Tieta. Uma cena que me marcou muito na época foi uma em que ele queimava com cigarro a personagem Helena, sua aliada nas maldades, vivida por Françoise Forton.


3) RODOLFO, de “Sinhá Moça” (1986)
Este tinha tudo pra ser mais um mocinho chato de novela, se Marcos Paulo não tivesse emprestado ao personagem aquele ar leve, até certo ponto mais descontraído e menos pomposo, o que sempre torna seus tipos mais humanos. Era um herói abolicionista e idealista, mas também com bom humor. Tinha ares de heroísmo, pois atacava de mascarado misterioso na calada da noite, libertando escravos das senzalas. Teve ótima química com Lucélia Santos em uma das novelas de maior sucesso do horário das seis.



2) EDUARDO, de “Carinhoso” (1973)
Sei que a regras que eu mesmo instituí foi a de evocar a memória afetiva e eu nem era nascido na época dessa novela de Lauro César Muniz, mas há certas obras (como é o caso desta) que transcendem ao tempo e ao espaço. Além disso, foi o papel que alçou Marcos Paulo ao posto de galã. Como não citá-lo? É uma das novelas que nunca vi, mas que tenho imensa vontade de ver, primeiro porque adoro o filme “Sabrina”, com Audrey Hepburn, que a exemplo da novela também foi inspirado na peça “Sabrina Fair – a woman in the world”. Além disso, o que dizer de um triângulo amoroso formado por Marcos Paulo, Regina Duarte e Claudio Marzo? Irresistível.  



1) BASÍLIO, de “O Primo Basílio” (1988)
Um verdadeiro clássico dos adoráveis cafajestes e o charme de Marcos Paulo caiu como uma luva para o personagem que seduziu a prima Luísa, viveu com ela um romance pra lá de tórrido, causando um verdadeiro estrago na vida da moça e depois a abandonou com todos os problemas. A minissérie é uma das melhores já produzidas e talvez a que tenha reproduzido com mais fidelidade uma obra literária. Impossível assistí-la e depois ler o livro e não imaginar o rosto dos atores nos personagens. E o rosto de Basílio simplesmente virou o rosto de Marcos Paulo.


___________

MELÃO PERGUNTA: QUAIS SÃO SEUS PERSONAGENS FAVORITOS DO ATOR?

 ____________

LEIA TAMBÉM:

Top 10 - LIMA DUARTE






6 comentários:

aladimiguel disse...

Amigo Vitor

O Rodolfo de "Sinhá Moça" foi bem bacana, embora o personagem nem fosse dele inicialmente. A TV Globo queria resgatar a dupla Fábio Jr e Lucélia Santos nessa novela. Por desencontro de agendas Fábio saiu e Marcos Paulo assumiu o personagem com sucesso.

Abraços

Aladim Miguel

DEIA SHINE disse...

GOSTAVA DEMAIS DE MARCOS PAULO UM ATOR MARAVILHOSO,AMEI TODOS OS SEUS PERSONAGENS.COMO DIRETOR,OUVI DIZER DE ALGUNS ATORES,QUE ELE ERA DE UMA PACIÊNCIA MUITO GRANDE,MAS DOMINAVA TUDO COM MUITO SUCESSO.O PERSONAGEM BASÍLIO E DIOGO ME CHAMOU MAIS A ATENÇÃO.AMO MARCOS PAULO.

Nilson Xavier disse...

Meus preferidos são Luis Paulo de "Brega e Chique", Arturzinho de "Tieta", Sérgio Santarém de "Despedida de Solteiro", Gustavo de "Quatro por Quatro", Cláudio de "Corpo a Corpo" e, é claro, o Primo Basílio!

RÔ_drigo disse...

Como não amar Marcos Paulo??!
Amava o ator,amava o diretor,achava o cara fascinante na vida real e profissional,ñ é atoa q um dos homenageados em comunidades que criei foi ele,de todos os personagens que vi vou citar um podium... 1-)Basílio 2-)Gustavo 3-)Diogo e Sergio Santarem empatados
Bom, ainda é dificil aceitar sua morte, mas não temos mta opção, então nada melhor que uma homenagem bonita como essa Vit!Obrigado!!

Lucas Fernando disse...

Há um erro nessa reportagem: Em Brega e Chiqwue Luiz Paulo não ficava dividido entre Silvana e Ana Cláudia. Silvana era irmã de Luiz.

Lucas Fernando disse...

Há um erro nessa reportagem: Em Brega e Chiqwue Luiz Paulo não ficava dividido entre Silvana e Ana Cláudia. Silvana era irmã de Luiz.

Prefira também: