quarta-feira, 29 de julho de 2009

TOP 10 - Minhas aberturas de novela favoritas

Um TOP 10, que na verdade é um TOP 13...rs!

10) OS GIGANTES (1979): Faz parte da memória de minha mais tenra infância. Dina Sfat dando pinta e jogando o cabelão em meio à pombinha ainda povoa meu imaginário:

http://www.youtube.com/watch?v=fnPKLJZJ8NE

9) PECADO CAPITAL (1996): Essa eu nem era nascido ainda. Mas de tanto reprisar no Vídeo Show, acabei conhecendo. Simples, mas parece que os dinheiros voando meio que hipnotizam a gente. Mas o destaque mesmo é para a belíssima canção de Paulinho da Viola.

http://www.youtube.com/watch?v=PsHVsqIXRH0

8) DEUS NOS ACUDA (1992): O Brasil indo pelo ralo abaixo num mar de lama.
Assustadoramente atual!


http://www.youtube.com/watch?v=c6NGWbPrAXo

7) O DONO DO MUNDO (1991): Realmente uma grande sacada, fazer uma paródia de "O grande ditador", de Chaplin com belas mulheres dentro do globo. Impossível não se lembrar do sedutor Felipe Barreto, vivido por Fagundes.

http://www.youtube.com/watch?v=TtUa1AHl3DA

6) PARAÍSO TROPICAL (2007): Na verdade, foi a razão desse post. Há muito tempo, não via uma abertura tão bela. Prova de que nem sempre efeitos especiais fazem a diferença. Criatividade e sensibilidade são o ponto alto numa surpreendente Copacabana que passeia por nosso olhos e ouvidos através de uma apaixonada Bethânia. Liiinda!!

http://www.youtube.com/watch?v=xZZaNov7Yx8

5) SINAL DE ALERTA (1978): Muitas crianças tinham medo dessa abertura. Sem trilha sonora, totalmente vanguarda no estilo e na temática, nos dá a impressão de que já fomos mais modernos e ousados.

http://www.youtube.com/watch?v=IWO4Ni6Qqps


4) DANCING DAYS (1978): Novela cultuada mesmo por quem não a assistiu, sua abertura é uma das mais criativas e empolgantes, com o elenco apresentado como se fossem letreiros de uma discoteca. Mais 70's impossível! É o fervo...

http://www.youtube.com/watch?v=6LdanJa425M

3) BREGA E CHIQUE (1987): Polêmica, divertida e, cá entre nós, uma delícia. Essa abertura deu o que falar e entrou pra História... Impossível esquecer. Dispensa comentários!

http://www.youtube.com/watch?v=aocc_isvXNc

2) TIETA (1989): Já na era tecnológica de Hans Donner, essa abertura também entra para a galeria e foi a precurssora em explorar a sensualidade feminina em tempos menos caretas, quem diria... Isadora Ribeiro e Luiz caldas. Muito bom!!!

http://www.youtube.com/watch?v=RyqP_dUmYTI

1) ELAS POR ELAS (1982): Gente, sempre que a novela começava eu parava tudo só pra curtir a abertura com as protagonistas saindo do baile mocinhas e chegando adultas em technicolor.....rs!!! Além de nostalgia pura, um ótimo modo de apresentar o enredo e valorizar as atrizes. Campeã!!

http://www.youtube.com/watch?v=OI8J-Gu82hg


Bonus Tracks

Claro que injustiças acontecem. Por isso resolvi citar uma abertura também inesquecível, a divertidíssima e originalíssima “Feijão Maravilha”, de 1979! Reparem no elenco, repleto de grandes nomes da Atlântida! E a música das Frenéticas também é muito divertida!

http://www.youtube.com/watch?v=W5ytfu1QqOs

Ainda na categoria "hors-concours", a Clovis Bornay das aberturas...rs! Um luxo. "Xica da Silva", de 1996. A abertura original da TV Manchete era deliciosa e trasmitia com perfeição o tom farsesco e bem humorado da trama. Destaque para Taís Araújo, excelente já na abertura:


http://www.youtube.com/watch?v=UXVRjfixbbg

Das miniséries, eis a minha favorita:

LABIRINTO (1998).
Fantástica, original, surpreendente e muito bem realizada.
http://www.youtube.com/watch?v=GNGiOxVM2II


E vocês? Quais são suas aberturas favoritas? Qual abertura foi terrivelmente injustiçada e esquecida por mim?

14 comentários:

Fábio Costa disse...

Na linha "ótimas sem pirotecnias", destaco a de Pai Herói (1979), que traduz toda a emoção da história num quebra-cabeça que, depois de montado, não apresenta a figura do pai que dá a mão ao garoto. Boas ideias também foram apresentadas nas aberturas de O Astro (1977), Roque Santeiro (1985), O Salvador da Pátria (1989) e Kananga do Japão (1989).
Abraços, Vitão! Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Eu e minha memória novelística próximo de zero. Não lembro de quase nada, mas puxando um pouco pela lembrança posso dizer: Feijão maravilha, aquela que o cara vai embora “nu com a mão no bolso”, Tieta e aquela em que as mulheres descem a escada. Acho que é o máximo que consigo lembrar das novelas mais antigas. Não vale rir, pois vcs sabem que eu estou por aqui, mas sei muito pouco. Acho que não foi nem TOP 5. Putz!!

Unknown disse...

minhas 3 favoritas : ELAS POR ELAS, CHAMPAGNE E TITITI.

adorei esse post!

O Vitor viu... disse...

Oi, Ivan! TB adoro as de "Champangne" e "Tititi". Incluí-las faria de meu TOP 13 um Top 15...rs! Pelo visto vc é 80's e não abre, né? Embora tb seja minha década favorita, quis fazer uma seleção mais abrangente. Mas sem dúvida as citadas por você figuram na galeria das melhores de todos os tempos. Valeu a força, amigão!
___________________

Fabão, das citadas por vc destaco "Pai herói". Vc tem razão no que diz. Dá até um aperto no peito com aquele buraco no quebra-cabeça faltando a figura do pai..rs! Abração e até a próxima.

Ricardo Garcia disse...

Parabéns pelo blog. Gostava muito da abertura de Rainha da Sucata. Abraços

Bombeiro-Chefe do Posto Três disse...

Vitor,

Cito também Ti Ti Ti que era muito astral, pra cima... (aliás, novela das 19h sempre tinha uma abertura com músicas vibrantes...por isso gostei tanto de "Beleza Pura" e curto "Caras e Bocas").

Mas eu incluiria aí na sua lista ainda "A Próxima Vítima" (retrata todo clima noir).

E sobre Paraíso Tropical, uma coisa que sempre destaquei foi que a imagem de Copacabana se descortina justamente quando a Bethania cita a palavra no segundo verso...

Unknown disse...

Elas por Elas é espetacular. Simples e ao mesmo tempo moderna, resumindo a história das sete amigas, além de fundir os anos 60 com o contemporâneo.
Mas escolher melhor abertura é sempre difícil. Um top 50 cairia bem... rs
P.S. O blog está show!!! Parabéns Vitor!!!
Wesley Vieira

Ivan disse...

Vitor , das mais recentes gosto das de PÉ NA JACA E BANG BANG, pelo visto não sou muito de aberturas emocionais eheheheh . Gosto da de PARAISO TROPICAL por motivos óbvios. eehhehe

Unknown disse...

Senti falta da abertura de Vereda Tropical. Acho deliciosa, colorida, enfim ...mas é tanta opção que sempre fica algo de fora...também adoro a de Jogo da Vida, uma inovação na época...e TITITI, então? Ai, Jesus, rs...melhor parar...eis um TOP dificil de se fazer.

Ivan disse...

é mesmo Rani! JOGO DA VIDA!!

O Vitor viu... disse...

Nessa linha "animação" gostava muito de "Pecado rasgado". Das atuais, gostei bastante da de "Negócio da China".

Laís Ossami & Eddy Fernandes disse...

Senti falta da abertura de ''As Filhas da Mãe''. Achava pra cima, engraçada. Traduzia bem o clima da novela. A abertura de ''Pai Herói'' é emocionante. Fui ás lágrimas, confesso.

Duh Secco disse...

Faltou minha preferida: Meu Bem Meu Mal. De um charme absurdo!

Mas te dou parabéns, Vitor. Tentei fazer minha lista e foi impossível selecionar apenas 10 aberturas. Não consegui menos do que 40! hehe

Eduardo Vieira disse...

também acho impossível selecionar apenas 10...sempre fica faltando alguma, mas Sinal de Alerta é imbátivel mesmo...é, eu também tinha medo rssss

Bom, Locomotivas é uma que não canso de ver Elas por elas é aquilo mesmo, a gente via todo dia como uma mágica....eu amo a do Astro também, hoje ficou kitsch, mas acho ótima...

Prefira também: