terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Temas e Trilhas: Rita Lee





Maior nome feminino do nosso rock e também uma de nossas melhores compositoras, Rita Lee participou algumas vezes de novelas. Lembro de duas aparições marcantes, pra lá de divertidas e com toda a irreverência que lhe é peculiar: uma como a extraterrestre Belatrix, ex-mulher de Gaspar (Nuno Leal Maia), mãe de Ringo Starr e Jane Fonda (Henrique Farias e Carol Machado) em “Top Model”; a outra em “Vamp”, como a roqueira vampira Lita Ree. Rita é noveleira inveterada. Quem a segue no Twitter, sabe que ela acompanha “Passione” com entusiasmo.

Mas vamos falar aqui da presença mais constante de Rita na telinha: cantando temas de novelas e séries. Gal foi a primeira homenageada. Agora vamos relembrar alguns temas de novela da maravilhosa Rita Lee. As canções da roqueira batem ponto, sobretudo, em temas de aberturas de novelas como “Zazá”, “Chega mais”, “Sassaricando”, “Lua cheia de amor” e muitas outras. Célebres canções ficaram de fora como “Esse tal de Rock Enrow” e “Só de você”, por exemplo. Convenhamos: é uma missão dificílima escolher apenas 10, já que são muitas e muitas. Por isso, já na número 10, contei com a luxuosa colaboração de meu amigo José Marques Neto, criador do MOFO TV. Segue a lista:

10) EU E MEU GATO (Rita Lee) – novela “O PULO DO GATO” (1978)

Escolhi essa música porque costuma não ser lembrada em listas. 
Lembro da abertura dessa novela das dez, que mostrava um gatinho pulando como num holograma.
Em 1978 comprei o LP 'Babilônia' da Rita em vez da trilha da novela, e assim mesmo economizando o dinheirinho que meu pai me dava pro lanche no colégio. (José Marques Neto)

9) O GOSTO DO AZEDO (Beto Lee) – novela “PECADO CAPITAL” (1998)

Composta pelo filhão Beto e incluída no show “Acústico MTV”. Um belíssimo arranjo que traduz toda a tensão da letra que fala de medo, pavor pelo HIV. Na novela era tema da rebelde Vilminha (Paloma Duarte) e sua turma barra pesada. Casou-se perfeitamente com a trama, embora a temática não combinasse tanto assim.

8) ERVA VENENOSA (Rossini Pinto) – novelas “UM ANJO CAIU DO CÉU” (2001), "COBRAS E LAGARTOS" (2006) e “ESCRITO NAS ESTRELAS (2010)

Famosa nos anos 80, esta divertida canção ganhou uma repaginada de Rita no início dos anos 2000 e parece combinar com vilãs cômicas, já que serviu a esse propósito duas vezes: a primeira vez foi tema da divertida Laila (Christiane Torloni) em “Um anjo caiu do céu”; depois foi tema da malévola Leona (Carolina Dieckmann) em "Cobras e Lagartos" e esse ano embalou as armações das divertidíssimas peruas Sofia (Zezé Polessa) e Beatriz (Debora Falabella) na novela “Escrito nas estrelas”. O que é bom merece bis. Então tá!

7) TI-Ti-TI (Roberto de Carvalho/Rita Lee) – novela “TI-TI-TI” (2010)

Antes mesmo de ser tema de abertura da primeira versão da novela cantada pela banda Metrô em 1985, Rita já tinha gravado uma versão bem rock, diferente da versão New Wave da efêmera banda liderada por Virginie. Nessa versão atual, Rita imprime uma levada mais pop, divertida, menos elétrica do que a de 85, mas que também combina perfeitamente com o duelo de tesouras, agulhas e objetos de costura dos estilistas rivais. É daquelas canções-chiclete, que grudam e não saem nunca mais de nosso cérebro.

6) COISAS DA VIDA (Rita Lee) – novela “O CASARÃO” (1976)

Confesso que não faço nenhuma relação da música com a novela, já que nem era nascido na época. Mas não poderia deixar essa canção de fora: é a minha favorita da cantora, com a qual mais me identifico. Essa relação com o tempo, com as incertezas, caminhos, sonhos, enfim, uma letra que foge da habitual irreverência de Rita e que me emociona sempre que ouço. Gostaria de poder assistir a alguma cena da novela em que tenha a música.


5) VÍTIMA (Rita Lee / Roberto de Carvalho) – novela “A PRÓXIMA VÍTIMA” (1995)

Impossível lembrar do excelente thriller folhetinesco-policial criado por Silvio de Abreu sem que essa canção não nos venha imediatamente à cabeça seguida de um tiro com uma vidraça quebrando. A abertura, uma das minhas favoritas, mostrava o elenco da novela misturado a pessoas comuns andando por diversos pontos da cidade de São Paulo na mira de um atirador misterioso, que vai matando um a um. O arranjo é ótimo, meio misterioso, meio debochado e Rita impagável como sempre.

4) PEGA RAPAZ (Rita Lee - Roberto de Carvalho) – novela “BREGA E CHIQUE” (1987)

A novela de Cassiano Gabus Mendes foi o grande sucesso daquele ano e causou furor e polêmica, desde a abertura até as impagáveis interpretações de Marília Pêra e Marco Nanini. Essa deliciosa canção, que rendeu à cantora muitas idas a vários programas de auditório, era tema da brega Rosemere (Glória Menezes) e do bronco mecânico Baltazar (Denis Carvalho). O irresistível verso “de frente, de trás / eu te amo cada vez mais” é maravilhoso e a música ótima para se cantar e dançar em voz alta na companhia dos amigos. Anos 80 total. Uma delícia.
  
3) AMOR E SEXO (Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor) – novela “CELEBRIDADE” (2003)

O instigante texto de Arnaldo Jabor inspirou uma deliciosa canção interpretada por Rita. Na novela de Gilberto Braga, era tema da espevitada Darlene (Deborah Secco), alpinista social engraçadíssima obcecada pela fama, que vivia às turras com o bombeiro Vladimir (Marcelo Faria). As cenas dos dois eram pra lá de sensuais e a canção de Rita e Roberto embalava perfeitamente esse romance.  

2) MANIA DE VOCÊ - (Roberto de Carvalho / Rita Lee) – série “MALU MULHER” (1979)  e minissérie “QUERIDOS AMIGOS (2008)

Um verdadeiro clássico que dispensa comentários. Presente na trilha da mítica “Malu Mulher”, composta apenas por interpretações femininas, foi defendida por Rita no especial “Mulher 80”, que apresentou as canções da série. Recentemente, também esteve na trilha da saudosista minissérie “Queridos amigos” e embalava a lembrança dos personagens e era tema de Lorena (Fernanda Machado).  Sucesso avassalador que não precisou fazer parte das trilhas para ser o grande “blockbuster” que é, mas vale o registro. 

1)      1) FLAGRA (Roberto De Carvalho - Rita Lee) – novela “FINAL FELIZ” (1982/83)

De longe, a mais deliciosa junção da genialidade de Rita com o universo teledramatúrgico. Mesmo quem não assistiu à novela, se rende à maravilhosa abertura, uma das melhores de todos os tempos, em que as cenas de beijos mais famosas do cinema são projetadas em uma telão e quando acendem-se as luzes... supresa... todos aqueles ícones de Hollywood mostrados nas cenas estão mandando ver no escurinho do cinema. Ideia simples, execução perfeita e interpretação brilhante e antológica de Madame Lee, que arriscou trocadilhos como “Se a Débora quer que o Gregory peque”. Deleite total! Vale a pena rever a abertura:



No blog de Norma Lima, há a lista completa de canções de Rita em novelas:
http://ritalee.blog.terra.com.br/2010/04/23/rita-lee-e-a-cantora-que-mais-gravou-aberturas-de-novela-alem-de-ter-tido-inumeras-composicoes-como-trilhas-sonoras/ 


__________________________________________________________
E vocês, meus queridos? Quais são seus temas de novelas favoritos na voz de Rita Lee? Compartilhem suas lembranças! 

20 comentários:

Walter de Azevedo disse...

Impossível não identificar Rita Lee e as novelas. A irreverência dela tem um certo clima de novela das sete, horário em que emplacou a maioria dos hits, principalmente, aberturas. Claro que algumas mais densas, como citadas no texto, embalaram o horário nobre em O Casarão, A Próxima Vítima,etc. Uma pouco lembrada e que eu gosto bastante, é Mon Amour, tema de Rubra Rosa (Suzana Vieira) em Fera Ferida.
Ótima lembrança da nossa Diva do rock, Vitinho!

Ivan disse...

deLEEcia de post! só um acrescimo, a muisca ERVA VENENOSA tb foi tema de COBRAS E LAGARTOS!

Jorge disse...

Adoro Rita!
Presença certeira em trilha sonora boa.

Muito legal a selação.
Gosto tbm de ''Agora é moda'', da trilha de Dancin Days.

''Flagra'' casa tanto com a abertura de Final Feliz que a gente nem sabe o que foi criado antes. Linda sincronicidade.

Eddy Fernandes disse...

Fica até redundante isso, mas eu tenho que engrossar o coro dos Queridões acima e dizer: sou ap-aaixonado pela Rita.

Talentosa, inteligente, sarcástica e principalmente, personalíssima. Impossível não ouvir clássicos como "Doce Vampiro", "Lança Perfume" e não associar a cantora, ou então, a algum momento da nossa vida.

Ivan disse...

é mesmo Jorge lembrou bem, AGORA É MODA é divertidissima! uma das que mais gosto dela, e teve uma releitura , q não gostei, com o BIQUINI CAVADÃO na trilha de TI TI TI 2010.

O Vitor viu... disse...

Uma que eu amei e que tb ficou de fora é "Independência e vida", de Top Model.

Eddy Fernandes disse...

Uma dúvida que sempre rondou a minha cabeça foi: "Flagra" orna perfeitamente com a abertura da novela, o título e tal. Mas em termos de trama, isso tudo tem a ver?

Do que li até agora sobre Final Feliz, achei tudo bem lugar-comum, bem folhetim. Enfim.

E agora chega congestionar os comments do Melão. =P

O Vitor viu... disse...

Que nada, Eddy! Vamos bombar os comentários...rs! Não, não tem absolutamente nada a ver com a novela. Nem tinha cinema em "Final Feliz". Era mais uma alusão ao estilo romântico proposto pela novela mesmo. Abs.

Fábio Leonardo disse...

Também sou fã de Rita Lee. Uma de suas músicas mais iconoclastas presentes em novelas foi "Tudo vira bosta", na trilha de Senhora do Destino e que, infelizmente, quase não tocou na novela.

Parabéns pelo post! Adorei relembrar os sucessos de Rita em novelas!

O Midiático disse...

Sem dúvidas, Rita Lee é a minha cantora favorita. Amo ela de paixão. Suas músicas e seu estilo debochado são caracteristicas que mais gosto nela.
Adoro praticamente todas os temas de Rita em novelas. "La Miranda" tema de Lua Cheia de Amor é uma linda homenagem aos anos 40 e companhia.

Quanto à "Final Feliz", certamente foi o Boni quem deu esse nome à novela depois de ouvir a música da Rita. A novela não tinha cinema, mas tinha o restaurante Casablanca. Será que serve como referência? rs

TH disse...

Nossa Vitor!
Vc fez um trabalho BEM arduo de maneira deliciosa de se ler.
Já pensei em fazer um "tema de novela' pro EnTHulho sobre Rita, mas eu não consegui, pois são muitas coisas e seria uma missão ingrata elencar algumas, ela tem muita coisa boa nas novelas...
Mas sua lista ficou muito legal e regularia com a minha! rs

Acrescentaria AMBIÇÃO, de O ASTRO, que é uma de minhas músicas preferidas da ruiva, INDEPENDÊNCIA E VIDA de Top Model e SASSARICANDO (Rita casa tão bem com aberturas!)

Parabens pelo post! :)

José Marques Neto disse...

'Tio Vitinho', quanta honra em figurar mais uma vez no Melão.

Devo dizer que Rita era a 'Midas da Mídia' antes mesmo de existir o termo mídia.
A hoje 'titia do rock' mandava tão bem que a Som Livre usava e abusava de seu som nas novelas, e a Globo tb faturava horrores.
Ou vcs acham que as novelas 'Baila Comigo' e 'Chega Mais' ganharam esses títulos à toa?

Duh Secco disse...

Mais um ótimo post do Melão! Parabéns, amigo!

Fora as músicas citadas (sou apaixonado por todas elas), rolam ainda outras duas que não figuraram na lista, mas que não saem da minha cabeça: O Que Você Quer, já gravada por Roberto de Carvalho para Despedida de Solteiro, e que ganhou uma versão de Rita em Corpo Dourado, como tema de Chico (Humberto Martins), e Minha Vida, de Desejos de Mulher.

Evana R. disse...

Adorei a lista! Não sabia que "O Gosto do Azedo" tinha sido composta pelo Beto. Acho que de todas a que gosto menos é "Amor e Sexo", só...
"Ti-Ti-Ti" é tão chiclete, mas tão chiclete que virou toque do meu celular e não sai de lá tão cedo!
=**

aladimiguel disse...

Olá Amigo. Adorei suan lista ! Rita é tudo de bom! As minhas preferidas são: "Locomotivas", "Sassaricando", "Chega Mais" e "Flagra". Uma sugestão: Porque você não posta no Melão a capa do maravilhoso CD "Rita Lee Novelas", lançado pela Som Livre em 2002, lá estão os melhores sucessos dela. Abraços

Norma Lima disse...

Oi, veja a lista completa com as novelas das quais a Rita participou no meu blog ritalee.blog.terra.com.br

Vinicius Candido disse...

poste mais. eu venho aqui todo dia e não acho nada d enovo!!!!!!!!!!!!

RÔ_drigo disse...

Santa Rita q estas nos nossos ouvidos!
A mulher é tão fowda q 10 é pouco pra definir suas melhores musicas em trilha né Vit??
Show=)

p.s.: Posso sugerir??
Lulu Santos é outro q tem pra lá de 10 musicas pro senhor avaliar em trilhas sonoras^^

Eduardo Vieira disse...

Rita lee foi a primeira artista com quem me identifiquei completamente mesmo, por meio da novela Bravo! e o tema da Bete Mendes, Esse tal de rock in roll.
Depois Agora é moda, de Dancin Days, assassinada pelo Biquini há pouco rsss adorava a contemporaneidade da música e o vocal blasé, mesmo sem saber o que era isso. Adoro eu e meu gato e seu pianinho...e por último lembro da não muito lembrado tema da Lúcia Veríssimo em Champagne, Raio X....Vejo a vida como um cinema...divinas comédias, colmeias humanas!!!

Alessandra disse...

faltou top model Independencia e Vida

Prefira também: