quarta-feira, 30 de março de 2011

MELÃO EXPRESS – RAPIDINHAS, MAS SABOROSAS – ED. 14



Ø  “VAMP” E “CIRANDA DE PEDRA” ATERRISAM NO MELÃO



“Ti Ti Ti” já se foi e deixou saudades. Mas a vida segue. E as novas novelas homenageadas no melão através de seu banner são “Vamp” e “Ciranda de Pedra”. A saga dos hilariantes vampiros estará de volta às telinhas a partir do mês de abril no “Viva”. E a adaptação de 2008 para o romance de Lygia Fagundes Telles também passa a figurar no banner do melão por um motivo simples: seu autor, Alcides Nogueira, o querido Tide, como vocês sabem, é muso vitalício deste blog. Portanto, homenageá-lo nunca é demais.

Quanto a “Vamp”, mal posso esperar para rever este maravilhoso besteirol de Antônio Calmon que marcou toda uma geração, na qual me incluo. Lógico que o melão vai voltar a falar de “Vamp” durante todo o período de sua exibição, mas de cara destaco as adoráveis famílias do Capitão Jonas (Reginaldo Faria) e Carmem Maura (Joana Fomm), os clipes da sensualíssima Natasha (Claudia Ohana) e os perversos e engraçadíssimos vampiros, liderados por Vlad (Ney Latorraca). Que bom será rever o casal Matoso (muito amor por Otavio Augusto e Patricia Travassos). É Vamp...

ØGLEE: PURO NOVELÃO



Com um certo atraso, decidi dar uma conferida em “Glee”, série juvenil musical mais comentada da atualidade. Tenho a dizer que a atração faz jus totalmente ao sucesso que vem obtendo. Claro que tem lá seus defeitinhos, como o excesso de bullying sofrido pelos alunos e o fato do perfil psicológico dos personagens mudarem constantemente para satisfazer as necessidades da trama. Fora isso, a série é uma delícia. Personagens carismáticos, musicais de primeiríssima qualidade, com o que há de melhor (e de pior também) do universo pop de ontem e de hoje e atores-cantores talentosíssimos, com destaque absoluto para Lea Michele, a protagonista Rachel, uma verdadeira força da natureza. 

Mas arrisco dizer que o que faz o sucesso de “Glee” realmente são os traços folhetinescos que permeiam todos os episódios. A exemplo de outras séries como “Desperate Housewives”, “Grey’s anatomy” e “Brothers and Sisters”, “Glee” é um novelão dos bons, com tudo o que o gênero tem de melhor: mulher fingindo gravidez pra prender o marido, jovem escondendo a gravidez para se manter popular, gay com dificuldades de aceitação, megera que faz de tudo para derrotar professor idealista.... enfim, e apesar do uso de tantos expedientes surrados, “Glee” ainda tem o mérito de não ser previsível e surpreender sempre. E o melhor: com muita emoção. Mesmo não sendo daqueles que choram por qualquer coisa, confesso que algumas cenas já me arrancaram lágrimas. Recomendo a atração, mas prepare os lencinhos de papel.


Ø  A BUSCA PELA FAMA EM DUAS NOVELAS DE GILBERTO BRAGA



   Já virou clichê dizer que “Vale Tudo” continua atualíssima, que a corrupção continua a mesma e que os políticos ainda exploram a miséria do povo. No entanto, uma mudança drástica comportamental se mostra bem evidente com essa reprise: a busca pela fama. Em “Vale Tudo”, acompanhamos a trajetória de Aldeíde Candeias (Lilia Cabral) para obter sucesso. O problema é que a moça não possui nenhum talento artístico para tal: não canta, não atua, não toca nenhum instrumento, não tem o dom da comunicação, enfim, ser famosa era algo praticamente inviável para aqueles tempos. E os personagens da novela discutem sobre esse desejo de Aldeíde e acham estranho como alguém que não sabe fazer nada pode querer ser famosa, já que fama e sucesso devem ser consequência de algum mérito artístico e profissional. Já em “Insensato Coração”, Natalie Lamour não passa pelo mesmo problema. A exemplo de sua “tia” Aldeíde, a moça não possui predicado artístico algum e só carrega no currículo uma participação em um reality-show. Com isso, vive de posar nua e de participações em eventos. Ao contrário de “Vale Tudo”, não há dilema ético algum envolvendo o desejo da personagem. Taí uma mudança significativa nessas duas décadas: antes a fama era consequência, agora é um objetivo, muitas vezes efêmero e desprovido de qualquer mérito.


Ø  TELEDRAMATURGIA EFERVESCENTE

Telespectador assíduo sabe que os meses de março e abril são os meses em que as emissoras lançam as novidades de programação do ano. Mas este ano, coincidentemente, são muitos os lançamentos em teledramaturgia para os mais variados gostos. Já tivemos as estreias de “Morde & assopra” e “Rebelde”, tramas de Walcyr Carrasco e Margareth Boury, respectivamente. Em abril, mais duas estreias em diferentes emissoras: “Amor e Revolução”, de Tiago Santiago, no SBT; e “Cordel Encantado”, da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, na Globo, cuja qualidade estética das chamadas  salta aos olhos e já desperta muita curiosidade por parte do público. E em maio, nova trama da Record, “Vidas em Jogo”, de Cristiane Fridman”. O mercado de roteiristas também agradece por essa efervescência. E não para por aí: atualmente no ar, quatro reprises de novelas no SBT, o tradicional “Vale a pena ver de novo” na Globo e o abençoado canal Viva com três novelas no ar, uma minissérie, mais “Malhação” e com intenções de abrir novos horários em breve. Finalmente a telenovela parece estar tendo o valor que merece. E ainda há quem aposte no fim do gênero...


Ø  EU BLOGO, TU BLOGAS, ELES BLOGAM...

Blogosfera em ebulição. Quando eu lancei o melão no passado, conhecia uns pouquíssimos bons blogs especializados no gênero, como por exemplo, o “No mundo dos famosos”, de Jeferson Balbino, que caminha para o seu quarto ano, além dos tradicionais “Mofo TV” e “Memória da TV”, dedicados em resgatar vídeos e reportagens de outras épocas. Felizmente, a cada dia pipocam novos veículos dedicados a falar de televisão e de teledramaturgia em especial. Fazer um blog é simples, mas mantê-lo com qualidade e com fidelidade de público é que são outros quinhentos. Por isso, a bolsa de apostas no melão deposita suas fichas em dois deles, por conhecer muito bem seus criadores e atestar sua qualidade: o Zappiando, de Paulinho Diniz, antigo conhecido daqui; e o recém-criado “Agora é que são eles”, mantido por cinco rapazes ávidos por teledramaturgia. Não especificamente dentro do assunto, mas também muito bem-vindo é o “Histórias de Tatu”. Totalmente repaginado por seu criador, Walter Azevedo, o blog agora tem um convidado por dia com um texto novinho, sempre recém-saído do forno. Recomendo a visita. E ainda tem o “E eu não sei?” do Wesley Vieira, o “EnTHulho Musical” do Thiago Henrick, o “SuperCult”, do Fábio Leonardo, o “Tá Fun”, do Eddy Fernandes, o "Roteirizando", da Evana Ribeiro... Boas opções não faltam. Esses jovens têm muito a dizer e o texto deles é garantia de diversão e cultura. Muitos blogueiros “oficiais” deveriam aprender com essa turma...



Ø  CONFIRAM MINHA NOVA ENTREVISTA!!!


Falando em novos blogs, há o recém-criado "Posso contar contigo", de Isaac Abda, pra quem eu cedi uma entrevista mais que especial. Espero que gostem.
http://possocontarcontigo.blogspot.com/2011/03/eu-tambem-adooooooooooro-melao.html 



Abraços em todos e até mais!

17 comentários:

Jéfferson Balbino disse...

Olá amigo, tudo bom?

Que bom esse tratamento que a teledramaturgia vem tendo através de todos esse blogs... O bacana é que com cada um desses trocamos informações, idéias e conhecimentos sobre o gênero.

Um grande abraço

Jéfferson Balbino
www.jeffersonbalbino.zip.net

O Midiático disse...

Rapidinhas deliciosas...
Sobre o Glee, nunca me interessei por esse programa, mas vou conferir qualquer dia desses.
Ansioso mesmo é pra saber qual novela o Viva vai reprisar em seu novo horário. O bom seria uma oitentista famosa, mas esquecidinha...
Ahhh e não posso deixar de agradecer o merchan do esquecido E Eu Não Sei? Breve, lançarei o blog em novo formato.
Obrigado!!!!!
At.
Wesley, o editor do Melão na Sucursal de Minas.

Daniel Pepe disse...

Obrigado pelo merchan, Vitor, certamente muito bem-vindo pra nós que estamos começando. Endosso a propaganda aos outros blogs, também super recomendados.

Abraços

Walter de Azevedo disse...

Vitinho, SEU LINDO!! Tatu agradece o merchan rsrs.
Nunca tive curiosidade de ver Glee, mas como sou antipático e cri cri, pretendia fazer isso só quando essa onda toda acabasse. Quem sabe não adianto meus planos?

aladimiguel disse...

Amo "Glee" ! Que série inteligente e simpática, acompanho desde o 1º episódio e o que me chama mais atenção são os números musicais, principalmente dos anos 80, que são fantásticos. A Globo vai exibir esta série na sua nova programação 2011. Abraços amigo.

Fábio Leonardo disse...

Nossa, quanto tempo que não venho no Melão! Em falta com o Vitor.

Abraços, queridão!

Evana R. disse...

Vitor, por um segundo eu achei que "Ciranda de Pedra" também ia voltar (JÀ!), haha. Já tava pensando em completar minha coleção de DVDs com os cinco capítulos iniciais. =P Tudo bem, continuamos aguardando :-)
Ando meio preguicenta para acompanhar séries recentes desde que Ugly Betty acabou, mas andam falando tanto de Glee que um dia desses eu vou parar pra assistir. Na verdade eu digo isso há pelo menos seis meses, mas eu chego lá!
Ah, e antes de ir, thanks a loooot pelo merchan do Roteirizando e do Tatu também! ^__^
Beijos

Anônimo disse...

Vitinho!
Obrigado pelo merchan. Muito bom ser recomendado pelo Melão. E os outros blogs citados também são altamente recomendados. O Agora É Que São Eles dá total apoio a sua lista. hehe

Sucesso sempre!

Erica disse...

Adorei o express rapidinhas!!!

Especialmente sobre Glee, que vc soube resumir o que é, como ninguem. E é claro, nossa queridíssima Vale Tudo!!

bjs

Eddy Fernandes disse...

Tava com saudade das rapidinhas do Melão!

Sabe que eu nunca tive vontade de acompanhar Glee? É uma babação de ovo tão grande em cima... mas diante da indicação do tio, posso rever as minhas prioridades.

Brigado pelo merchan!! TaFun e Tatu estão comovidos, hehe.

Unknown disse...

Glee é o meu xodó ultimamente, tenho do box do seriado a todos cds. Mas nunca vi os traços folhetinescos que vejo em desperate, B&S e Greys. Acho que é por ter muitos eps independentes. vc já chegou no eps com a participação de sua musa de grease? ela participa em dois da primeira temporada.
Sobre vamp não vejo a hora chegar 11 de abril.

O Vitor viu... disse...

Sim, Flora, já assisti à primeira temporada completa. Estou acompanhando pela Fox alguns episódios da segunda.

TH disse...

Demorou pra descobrir Glee hein, moço?

A segunda temporada trata com propriedade do "bullying". Não é minha série preferida, e confesso que a música chamou bem mais atenção que o enredo em si, mas é legal pra se distrair. E já até rolou beijo gay! (spoiler...sorry)

Falando em diversão pros jovens...torcendo pra que VAMP comece logo. Como vc mesmo falou, muito amor pelo casal Mary e Matoso - a novela era excelente!!

Obrigado tb pelo merchan ao EnTHulho Musical. Parcerias na blogsfera enriquecem mais do que competições sem propósito como vejo dentre os blogs de música, por exemplo.


Aproveitando tb pra agradecer a "encomenda" ;)

! Marcelo Cândido ! disse...

As novelas no Brasil nunca terão filho, é produto com público fiel!

Eduardo Vieira disse...

eu adoro Glee...e acho que é um aproveitamento teledramatúrgico com pitadas de quadrinhos e non sense, com a vilã que diz e faz coisas horríveis, a ótima Jane Lynch. O que eu acho mais legal é que tudo é sempre uma ode à música, boa, ruim , de qualquer estilo o que rende material pras histórias. Boa lembrança, Vitor!!!

Unknown disse...

Eu sempre gosto de visitar esse blog. Informação é muito bom, sempre. E aqui elas vêem num tom que torna-se bom passar alguns momentos atendo-se à leitura.

Novo Banner: Justíssia as duas homenagens. Vamp é talvez a novela que mais tenha ficado grudada em minha memória na infância; e esse remake de Ciranda de Pedra é um verdadeiro deslumbre, com um acabamento de primeiríssima qualidade, no melhor do padrão Globo de Qualidade.

Glee: Eu mesmo não vi ainda, mas pelos ótimos feedbacks que ja recebi, essa é uma série mto interessante. quero pegá-la desde a primeira temporada, pra acompanhar direitinho. Falta só o tempo pra isso.

Temas recorrentes: Tudo bem que a crítica reclame dessa recorrência nas novelas do Gilberto Braga, mas não vejo isso como um problema. Manoel Carlos repete vários tipos nas suas, e só muda o enredo que os encaixam. "há sempre uma nova maneira de se contar a mesma história".

boom de dramaturgia: Muito bom vermos a ampliação do mercado de dramaturgia. O problema é sabermos crescer esse mercado de modo consolidado, com qualidade, pois senão, será apenas mais uma bolha que cresce, e estoura, voltando à normal e pacata vida onde só a Globo consegue dar vida à fábrica de sonhos.

Blogueiros: Ja conheço alguns, e certamente visitarei os demais, pois se estão na mesma lista dos que acompanho, certamente têm a mesma qualidade. Essa interação entre os blogs, bem como entre os bloqueiros, é das melhores coisas que a internet pode oferecer.

Bom, é isso! Mais uma vez, parabéns por construir um blog com a qualidade deste. Cada dia mais, eu prefiro melão!!!

Anônimo disse...

Acho Glee muito legal. Gostaria de saber se a Globo vai encontrar um horário adequado para exibi-lo.
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

Prefira também: