segunda-feira, 13 de junho de 2011

Melão Express: Rapidinhas, mas saborosas – ed.16


Ø  INSENSATO CORAÇÃO: CONSTRUÍDA DIANTE DO PÚBLICO

Os números da audiência de “Insensato Coração” vem subindo a cada semana e já alcançou os 40 pontos antes de sua antecessora “Passione”. Apesar da audiência continuar sendo o principal critério para aferir o sucesso de uma novela, a gente só sabe que ela “pegou” pra valer a partir de sua repercussão. E pelo que se constata nas ruas, nas redes sociais e nas discussões em família, a novela pegou pra valer. A partir do capítulo 100, as tramas (até então soltas e sem conexão aparente entre elas) começaram a serem costuradas para dentro, trazendo dinamismo e uma sensação de unidade à história. A alta rotatividade de participações especiais começa a ser compreendida dentro da estrutura geral e fazer todo o sentido perante o público. Dentro desse acerto, destaca-se a personagem Norma, em mais uma atuação arrasadora de Gloria Pires, por quem o público torce desde o início. De vítima a algoz, Norma é capaz de tudo para consumar sua vingança contra Léo (Gabriel Braga Nunes), mesmo que para isso tenha que fazer tanto mal às outras pessoas quanto o mal que sofreu do próprio vilão. Eis o dilema ético da personagem que, para alcançar seus objetivos, precisa usar de meios nada ortodoxos. O mais interessante é o fato da personagem ter sido construída pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares e seus colaboradores, diante do público. Acompanhamos toda a transformação de Norma, uma das personagens mais ricas e complexas dos últimos tempos. Nem heroína, nem vilã, Norma transborda humanidade. A sequência em que ela tenta matar Teodoro (Tarcísio Meira), se arrependendo logo depois, foi fantástica e Glória Pires soube com maestria interpretar toda essa nuance de sentimentos contraditórios. Norma é daqueles personagens que fogem de todos os estereótipos e maniqueísmos, gera discussões e, por isso, mesmo se torna tão interessante de se acompanhar, já que seu desfecho é imprevisível. Esse é o grande barato de “Insensato Coração”: foi uma novela que não trouxe fórmulas prontas e personagens com funções óbvias ou pré-definidas. Talvez isso tenha sido o motivo da estranheza inicial: a trama foi construída aos poucos e não é fácil para o público, já habituado a receber as tramas mastigadas, assimilar personagens mais complexos e ainda embrionários. Os autores assumiram os riscos de sua escolha e agora colhem os bons resultados de sua ousadia.


Ø  MORDE E ASSOPRA: DRAMA VENCENDO O RISO



Nem dinossauros, nem robôs. O grande sucesso de “Morde e assopra”, novela de Walcyr Carrasco, é o bom e velho drama folhetinesco da mãe coragem que se sacrifica em nome do filho ingrato. Cássia Kiss tem roubado todas as atenções com sua comovente e emocionante atuação na pele da sofrida Dulce, mãe abnegada, que trabalhou a vida inteira para que o filho se tornasse médico e, no fim, descobre que ele gastou todo o dinheiro e não se formou. A cena do acerto de contas entre mãe e filho foi de rasgar coração. Cássia, sempre visceral e intensa, explodiu em fúria e emoção, arrancando lágrimas do público. Palmas também para Klebber Toledo, que soube segurar e acompanhar toda a intensidade de Cássia, que prova mais uma vez ser uma atriz de infinitas possibilidades que se entrega pra valer em todos os seus trabalhos. E a julgar pelo destaque da trama de Alice (Marina Ruy Barbosa), que maltrata Lilian (Narjara Turetta, também em ótimo momento) sem saber que, na verdade, ela é sua verdadeira mãe, contata-se um fenômeno interessante: em uma trama eminentemente de humor como é “Morde e Assopra”, o grande destaque, até o momento, tem sido seus entrechos dramáticos.

Ø   MELÃO ADERE À CAMPANHA PELA REPRISE DE "TIETA"



Como todos sabem, sou fã incondicional de Betty Faria e sua presença nas telas é sempre motivo de grande alegria. Por isso, o melão adere à campanha lançada por Anna Paulla Ferreira para que a novela “Tieta” ganhe nova reprise no “Vale a pena ver de novo”. Em tempos de celebração de grandes novelas e aproveitando o centenário do autor Jorge Amado em 2012, uma nova reprise da novela se faz oportuna e benvinda. Anna criou um blog e também uma petição pública, pedindo a reprise da novela. Segue abaixo o link para os dois. Que nossa cabrita favorita volte a fazer “méééé” muito em breve, para alegria geral dos telemaníacos.


Com a palavra, a própria Betty, dando o pontapé inicial da campanha:




Petição pública: Tieta (novela)! Vale a Pena Ver de Novo!

Blog: Tieta (novela)! Vale a Pena Ver de Novo!


Ø  OS ASTROS ESTÃO CHEGANDO...   

Meus queridos, estamos a um mês da grande estreia! Nem preciso dizer o quão ansioso e emocionado estou, já que em meu primeiro trabalho como roteirista na Rede Globo, não poderia fazer parte de projeto mais especial. Com as bênçãos de Santa Janete, “ O astro” vem com tudo. No que depender dos autores do remake, Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro e dos colaboradores, Tarcísio Lara Puiati e eu, será uma obra muito bonita e especial, pois todos os capítulos são construídos artesanalmente, com um carinho e um cuidado imensos, sempre reverenciando  e respeitando os pilares da história criada pela grande dama das telenovelas, mas também imprimindo um estilo próprio e contemporâneo.

Para começar a dar um gostinho, segue o vídeo do belíssimo teaser, que conta com a participação dos astros das duas versões: Francisco Cuoco e Rodrigo Lombardi. Cuoco dará vida a Ferragus, grande mestre que ensinará todos os truques a Herculano. Ver Cuoco novamente de turbante é emocionante para qualquer pessoa que ama teledramaturgia. Imaginem então escrever para ele.

Espero poder contar com a audiência e o apoio de todos vocês a partir de 12 de julho, quando “O astro” voltará para conquistar o Brasil de novo. #será?




9 comentários:

Ivan disse...

ah querido! tb estou ansiossimo pra estréia de O ASTRO e torcendo muito por seu sucesso na sua carreira!
O teaser esta belíssimo!

Evana R. disse...

Vitor, realmente a história de IC está ficando cada vez mais interessante. A gente até fica com raiva de personagens tipo o Leo [eu jogando um tamanco na TV em 5, 4, 3...], mas a história tá andando, dá gosto de acompanhar e torcer para que os maus se ferrem lindamente.
E estou torcendo muito pelo sucesso de "O Astro". O teaser tá lindo demais!

TH disse...

Todos nós estamos torcendo por você, Vitinho!
Estamos a um mês da concretização de todos os #serás! E o pensamento positivo imperando!

Sobre Insensato Coração, mesmo com a Norma no auge como uma das melhores personagens da teledramaturgia, a trama não me pegou. A desconexão dos núcleos e a infinidade de participações fizeram com que o meu interesse ficasse nulo. Não rolou empatia nem com o casal Marina e Pedro, nem com Natalie, nem com Carol, nem com ninguém...essa passou batido pra mim.

Em tempo: overdose de Gilberto Braga no Melão! rsrs

Isaac Santos disse...

serei repetitivo, pois também estou ansioso pela estréia de O Astro... e aqui dispenso a interrogação, pois SERÁ um sucesso! abração, Vitor!!!

ElvisWollinger disse...

Insensato Coração realmente tem se mostrado uma ótima novela. Acho que isso se deve em parte a transformação da Norma (Glória Pires), como você falou. O único problema da novela, na minha opinião, são os protagonistas; Parece que eles não estão em sintonia com as suas personagens... Alguma coisa com as personagens de Paola Oliveira e Eriberto Leão, não sei se são os textos do Gilberto Braga ou se são as atuações dos dois atores.

Quanto a Dulce, de Morde e Assopra, realmente está dando um show. Mas, não sei se você ouviu falar ou se são boatos, mas ela é uma cópia feita por Walcy Carrasco da personagem Griselda, que foi criada por Aguinaldo Silva para sua próxima novela, Fina Estampa.

E, finalmente, POXA! Não sabia que você é um dos colabores dos autores de O Astro... Também fiquei muito empolgado quando vi o teaser passar na Globo. Tenho certeza de que será um grande sucesso, e abrirá as portas para você futuramente escrever uma novela das 9! Afinal, você tem muito talento.

Sucesso pra você,
Abraço!

ElvisWollinger

elviswollinger.blogspot.com

Anônimo disse...

Torço para que "O astro" faça sucesso e impulsione a Globo a atualizar novelas no horário como macrossérie. Assinei para que Tieta volte!!!
Lucas - www.portalcascudeando.blog.com

Eddy Fernandes disse...

Confesso que não partilho desse entusiasmo todo com relação à "Insensato Coração". Ok, a novela deu uma melhorada. Mas no geral, pra mim, continua fria e asséptica. Isto é, irrepreensível nos aspectos referentes à produção, mas incapaz de seduzir, envolver e dar ao telespectador aquilo que ele espera de uma boa dramaturgia: emoção.

E, sim, os teasers de "O Astro" estão incríveis. Francisco Cuoco é digno de aplausos. Têm se mostrado de uma humildade digna dos grandes, passando o bastão para Rodrigo Lombardi sem abrir espaço para o "Egotrip". Pena que nem todos têm esse desprendimento, né Reginaldo Faria?

Hahahahaha, abração tio querido! Muita merda nessa tua estréia!

Brunno Duprat disse...

Maravilhosa personagem. Realmente é o que se pode chamar de papel principal. De longe é a personagem mais bem elaborada, desde o in´cio. Sem contar que a atriz em questão e um escândalo de tão perfeita. Não foi à toa que Arósio declinou. Também é uma estrela e jamis se rebaixaria a ser tapetinho de Gloria.

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Oi, Vitor!

Glória Pires é sensacional e com certeza está fazendo diferença em Insensato... Paola Oliveira e Eriberto Leão precisavam de ajuda no protagonismo, porque não estavam dando conta do recado.

Pra falar a verdade, não acho a novela tudo isso... Acho que ela não consegue ultrapassar "Passione" (que também não foi aquelas coisas)em matéria de qualidade, apesar do IBOPE. O Gabriel Braga Nunes não deve nada àqueles vilões malvadíssimos (e pouco críveis) de melodrama, a mocinha é uma chata e algumas soluções criadas pra desenrolar a trama são pouco inspiradoras (Camila Pitanga e Antonio Fagundes de par romântico?!...; Paola Oliveira casando-se com quem explicitamente não ama? Isso funcionaria numa novela dos anos 70, não depois da revolução sexual, das conquistas da mulher no mercado de trabalho etc etc). Não foi ainda dessa vez que uma telenovela recente me pegou. Ainda bem que, pelo menos, ela tem a Glória Pires, que dá estatura a qualquer coisa que faz.

Espero ansiosamente pelo "Astro". Que incrível ver tantos grandes artistas voltando à programação num novo tratamento de uma novela da Janete Clair. Sou nostálgica... Estou contando os dias. Te desejo boa sorte.

Abraços
Danielle

Prefira também: