terça-feira, 1 de novembro de 2011

Blogueiro convidado: Evana Ribeiro avalia "O astro"


 Diretamente do time de blogueiros do “Histórias de Tatu”, Evinha, para os íntimos, é a convidada de honra dessa semana. Amiga querida, inteligente, culta e perspicaz, foi eleita a editora-Chefe da Sucursal Recife do melão. Evinha foi uma das telespectadoras mais assíduas de “O astro” e registrou semana a semana suas impressões sobre a novela em seu ótimo blog “Roteirizando”. Por isso, para fechar com chave de ouro o sucesso da releitura do clássico de Janete Clair, ninguém melhor do que ela para produzir um texto especialmente para o melão. Evana, querida, o melão é nosso. Obrigadíssimo pela luxuosa participação e volte sempre!


A magia d’O Astro




Quando recebi o convite do Vítor para falar um pouquinho sobre minhas impressões enquanto espectadora de O Astro, fiquei um pouco surpresa, mas aceitei o “desafio” sem pestanejar. Apesar de ter falado um bocado enquanto a novela estava no ar, acho que sempre fica algo mais a ser dito.


Quando eu era criança, sabia de apenas duas coisas sobre O Astro de Janete Clair: o tema de abertura, que minha mãe volta e meia cantava; e que havia um personagem chamado Salomão Hayalla, que havia sido assassinado. Quando fui crescendo, descobri mais coisas sobre a novela e fui criando mais e mais interesse a respeito da história. Até que surgiu essa (feliz) releitura em 2011, pelas mãos de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro!

Quem me conhece bem sabe o quanto eu me emociono vendo televisão. As novelas das quais me recordo melhor foram aquelas que me fizeram chorar ou gritar na frente da TV; ou aquelas que me fizeram suspirar por pelo menos um personagem. Enfim, que mexam com a minha emoção de alguma forma.

E se tem algo que O Astro fez, e fez muito bem, foi mexer com as minhas emoções das mais variadas formas. Torci e sofri apaixonadamente por cada um dos personagens que tinham a minha preferência; xinguei (e como!) os vilões... Chorei, ri, me diverti.  Mesmo sendo uma pessoa diurna, não me importei de ficar acordada muitas vezes até a meia-noite para acompanhar, apenas porque sabia que aquele tempinho diante da TV valeria a pena. Quando ficar mais tempo acordada não era possível, a novela das 11 virava minha novela das 6 da manhã, ou da hora do almoço...

Enquanto a novela esteve no ar, fiz alguns posts citando as minhas cenas preferidas durante a semana. Aqui resolvi fazer algo de diferente e, em vez de falar das minhas cenas favoritas, resolvi falar dos personagens que mais gostei, e que mais vão me deixar saudades.

1) Herculano e Amanda: acho que até as pedras se apaixonariam por um bruxo desses, hein? O romance deles foi algo que me deixou nas nuvens. Ver cenas de Amanda e Herculano era garantia de ir dormir feliz.



2) Amin, Jamile e Sílvia: quem acompanhou o meu the best of sabe que esse era meu trio em conflito preferido. Torci muito, mas muito mesmo pela felicidade da Jamile, fosse como fosse. Quanto a Amin, ora eu achava que ele devia terminar sozinho; ora com Sílvia, que muitas vezes demonstrou se tão apaixonada que esbarrava na loucura (lembram da tentativa de suicídio?). Sou muito, mas muito fã mesmo de Bel Kutner, Carolina Kasting e Tato Gabus.

3) Clô Hayalla: Clô sozinha, Clô brigando com Salomão, Clô implicando com Lili, Clô gritando MONSTROOOOOOOO. Enfim, a Clô Hayalla de Regina Duarte foi tão espetáculo que não adianta explicar, tem que assistir mesmo.



4) Jôse, Márcio e Lili: torci muito para Jôse não morrer; cheguei até a torcer um pouco nos primeiros capítulos para que ela ficasse com Márcio no fim! Mas depois dessa cena aqui acabei me rendendo. Mesmo assim, torci por um final bem feliz pra Jôse até o último suspiro.

5) Laura: ela começou a despertar minha atenção de fato quando começou a se envolver com Natal. Virei fã da personagem (e, naturalmente, da intérprete Simone Soares). O auge, pra mim, foi quando ela virou a toda-poderosa da Kosmos e ainda comandou o momento malhação do Judas Neco.

O Astro pode ter saído do ar, mas não há de sair da memória de quem acompanhou e, como eu, se encantou capítulo a capítulo. Ficam meus parabéns e meu agradecimento a cada um que fez essa novela mágica, que sempre valerá a pena rever.

--
Evana R.

Obrigado, Evinha! Até a próxima.
Leia também:

O Astro: the best of [semana 16, a.k.a. c'est fini]


3 comentários:

Ivan disse...

Que bela espectadora O Astro teve!!! bacana ler algo de alguem q assistiu e curtiu! muitos jornalistas veem uma ou duas cenas e ja falam mal! Evana praticamente decupou a novela!!!

Adorei!

E Vitor, queremos vc de volta a TV em breve!

Walter de Azevedo disse...

Evinha fez parte do grupo (enorme) de telespectadores assiduos de O Astro e era sempre uma delícia acompanhar os posts dela sobre a novela. Meu gosto sempre batia com o que ela destacava!

Eddy Fernandes disse...

A minha vida anda tão doida, que infelizmente, não tive tempo de acompanhar todos os capítulos no ar. Graças ao resumo semanal da Evinha, ficava inteirado. Ela, sem dúvida, foi uma das maiores entusiastas do Astro com seus comentários inteligentes e apurados sobre a trama! Parabéns pelo texto, sua linda! E Vitor, muito sucesso!

Prefira também: