quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

“Fábrica de ilusões”: o marco inicial de uma promissora carreira.





Pode ser que a intenção de Paulo Ricardo Diniz ao conceber seu filme/ TCC “Fábrica de Ilusões – décadas de telenovela: do realismo ao fantástico” fosse apenas fechar com chave de ouro sua graduação em Comunicação Social. Sinto informar que estou prevendo uma vida bem mais longa para seu caprichado trabalho!




O documentário é um luxo! Paulinho convidou um time de craques que sabem tudo de telenovela... e eu! (rs..). Mesmo sentindo um enorme desconforto em ver minha feiúra ressaltada na tela, confesso que fiquei honradíssimo com o convite para me juntar a essas feras e dar meu depoimento sobre a trajetória da Rede Globo de Televisão e suas décadas de novelas. O time é de primeira MESMO: os autores Ricardo Linhares e Euclydes Marinho; o dono e criador do site Teledramaturgia e do Almanaque da Telenovela (e dublê de modelo nas horas vagas), Nilson Xavier; o criador do canal Mofo TV, José Marques Neto; o roteirista do Video Show e do Video Game e noveleiro apaixonado, Raphael Machado; Daniel Pepe, que vai além do gosto pelas novelas se mostrando um grande estudioso; e Vitor de Oliveira (até então Vitor Santos), roteirista e mestrando com projeto sobre telenovela e dono deste melão, ou seja, este que vos fala.


O timaço: Daniel, Euclydes, Neto, Nilson, Rapha, Ricardo e eu.


Mas de nada adianta juntar um time desse quilate sem que se possua a sensibilidade necessária para selecionar o essencial de cada depoimento (já que foram horas de um maravilhoso bla, bla, bla...) para fazer um caprichado painel década a década com os maiores e inesquecíveis sucessos da Vênus Platinada. Fiquei bastante impressionado com o capricho, com a edição, com a seleção das cenas, enfim... todas as grandes estão lá: Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital, O bem amado, Guerra dos Sexos, Roque Santeiro, Vale Tudo, Tieta, Que rei sou eu, Barriga de aluguel, A próxima vítima, Mulheres de areia, Renascer, A favorita, entre muitas outras novelas inesquecíveis!

Paulinho teve muita sabedoria na edição ao fazer com que o comentário de um complementasse a fala do outro. O resultado é um delicioso bate-papo, imperdível para os fãs de telenovela, que vai além de um mero desfile de sucessos. O filme promove uma discussão sobre a importância de cada novela e o papel do gênero na vida do brasileiro.

Paulinho querido, mais uma vez, parabéns pelo resultado. Fica a torcida e a esperança de que “Fábrica de ilusões” alce maiores vôos. Quem sabe eventos especiais com exibição do filme seguida de debate? Você e nós, apaixonados por novela, merecemos esse presente. Pode ter certeza de que, mais do que um fecho de ouro de seu curso, o documentário marca o início de uma promissora carreira de sucesso! Conte comigo no que precisar!

4 comentários:

Nilson Xavier disse...

Eu também fiquei impressionado com a qualidade da edição do video e com o alto nível dos depoimentos.

Não foi a primeira vez em que fui procurado por alunos em fase de conclusão de curso para dar depoimento
mas sem dúvida alguma, este foi o melhor!

Como documento histórico, chega a ser uma pérola
e merece mesmo vôos maiores.

Parabéns ao Paulo, toda sua equipe e demais que participaram deste projeto!

Carlos Fernando disse...

Pois é Vitor! Poucas vezes vi um trabalho tão bem feito, verdadeiramente profissional. Gostei de tudo e do que cada um falou. Parece um bate bola, onde cada um falou em grupo, parecendo um conversa. Paulinho e sua equipe estão de parabéns e o trabalho mostra bem a competência deles.
Vitor, todos ou quase todos não gostam de se ver na telinha ou telona. Acho que com o tempo nós nos acostumamos com a nossa imagem. Achei linda a sua e fiquei feliz e orgulhoso pelo o que você é e o que você representa para mim.

Unknown disse...

Ainda não tive o privilégio de ver o trabalho do meu (quem sabe) futuro companheiro de morada, o Paulinho, mas tenho certeza de que trata-se de um produto de primeira linha. Ele mereçe todos os sucessos e que este trabalho seja apenas o início de uma linda carreira.

Neto disse...

Orgulho-monstro de figurar nesse time de craques. Nosso "Paulinho" chegando com tudo.

Prefira também: