quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Melão Express: Rapidinhas, mas saborosas – Ed. 11

                                                                                                                                                                                  
Ø AS CARIOCAS: UM GRANDE ACERTO



      Está sendo uma grata surpresa na grade de programação da Globo a série “As cariocas”. Anunciada desde o início do ano, ninguém deu muita atenção, mas foi só ir ao ar o episódio “A noiva do Catete” com Alinne Moraes, para termos a certeza de que se tratava de um biscoito finíssimo, de algo que, ao mesmo tempo, nos remetesse a um passado delicioso, mas com um quê de moderno. O produto é muitíssimo bem acabado do ponto de vista estético. A fotografia é moderna e deslumbrante, exala beleza, bom gosto e destaca as “belezas naturais” do programa, como sugere o narrador ao falar das protagonistas. O texto, baseado na obra de Sérgio Porto, às vezes, parece um pouco datado, tanto em alguns termos como “mulher honesta”, tanto em situações como assédio do patrão (hoje em dia um processo resolveria a questão). Mas é um porém muito pequeno se comparado às qualidades: agilidade, leveza, bom humor e sensualidade na dose certa. Cada episódio é diferente, mas ao mesmo tempo preserva a unidade da série. A narração de Daniel Filho é outro acerto. Aliás, que falta faz Daniel Filho à TV! O fato de gravar em locações da cidade maravilhosa lembra os antigos programas da Globo dos tempos pré-Projac. A série ainda não chegou nem em sua metade e já estou ansioso pelo DVD.


   Ø “POR UM FIO” É SÉRIO DEMAIS!

Quem acompanha “Por um fio”, versão brasileira do reality “Share Genious”, em que cabeleireiros disputam um prêmio, detecta as mesmas diferenças da versão original da versão brasileira de “America’s Next Top Model”. Não que o programa seja ruim, mas os brasileiros levam a sério demais esse tipo de competição. Nas versões americanas, os jurados são mais espirituosos, parecem se divertir e também divertem o público com seus comentários irônicos e engraçados. Já os brasileiros parecem sempre carrancudos e sempre fazem críticas muito severas e aborrecidas ao desempenho dos participantes, que saem tão arrasados e culpados como se tivessem cometido algum crime, tornando o programa pesado e tenso, no mau sentido. Talvez essa decepção dos jurados com relação aos participantes tenha a ver com a seleção: na versão americana, mesmo os piores cabeleireiros arrasam no visual. Aqui parece que todos só sabem fazer o mesmo tipo de cabelo. Não há ousadia. Não se sabe se a falta de criatividade vem do temor que os jurados causam. Só a apresentadora, Juliana Paes, é amistosa e transmite carisma e bom humor. Enfim, “Por um fio” é um bom programa, mas em relação ao original americano, ainda tem muito a caminhar.


Ø VILÃS COM TUDO NO “VIVA” ESSA SEMANA


Como já disse antes, o verdadeiro “Vale a pena ver de novo” está no canal Viva. E essa semana, especialmente, será um deleite, pois duas de nossas maiores vilãs vão estar com a corda toda. Enquanto em “Vale Tudo” a temida Odete Roitman (Beatriz Segall) está finalmente chegando e vai começar a aprontar das suas, à tarde em “Por amor”, a não menos terrível Branca Letícia de Barros Mota (Susana Vieira em estado de graça) vai acertar as contas com a dissimulada Isabel (a sempre ótima Cássia Kiss), com direito a luta corporal no solo e tesourada pra tudo o que é lado. E, claro, um texto fantástico e desempenho memorável das atrizes. Preparem seus gravadores e divirtam-se!

Ø AGUINALDO EM VERSÃO DIGITAL




E o intrépido Aguinaldo Silva não para de surpreender. Depois do sucesso do blogão e de ser presença constante em sites de relacionamento como Twitter e Facebook, o autor agora amplia seus domínios com um site: o “Aguinaldo Silva Digital”, um espaço super completo onde, além dos sempre inspirados textos do blog, também abriga entrevistas, enquetes, cenas de suas novelas e minisséries, dicas de livros, sites e links para outros blogs, dentre os quais, meu humilde melão está incluído. Estamos chiques, né? Enfim, mais um espaço para quem curte teledramaturgia, bom papo, diversão, cultura e o estilo único de Aguinaldo Silva. O melão deseja boa sorte, sucesso e vida longa para o “Aguinaldo Silva Digital”.

_____________________________________________________________________

Abraços a todos e até mais!!!

6 comentários:

Unknown disse...

Eu amo "As Cariocas",e tenho um profundo respeito e admiração pelo Aguinaldo Silva. Ele tem trabalhos memoráveis em sua carreira, dos quais eu destaco "Duas Caras" como o melhor. Isso em minha humilde opinião. Novela de grandes contrastes, com uma produção primorosa, partindo de um texto mto bem amarrado. Enfim, Aguinaldo arrasa... E se algum dia meu caminho cruzar com a produção televisiva, eu bem sei em quem me espelhar.

TH disse...

Mais uma ótima edição do melão express - na próxima, dê sua opinião sobre "Clandestinos" também!
Sobre a atual, muito legal reunir as vilãs no canal Viva - a sempre ovacionada Odete Roitman e a pérfida Branca. "Quero trazer as 14 estatuetas do Oscar e arrasar com o Titanic" foi uma máxima da perua, além do inesquecivel e bem delineado embate dela com Isabel (Cássia Kiss).
O Melão tá chique! Sendo indicado no novo site do Aguinaldo...muito mais que merecido! :)
Por fim, excelente comentário sobre "As Cariocas", seriado que é forte candidato ao melhor do ano - e que tem inumeros concorrentes de peso (A Cura, A Vida Alheia, Separados, Dalva & Herivelto...).
Abração!

Denis Ferreira disse...

Olá Vitor!
Bom, depois de "Tititi", "As Cariocas" é o que de melhor há na Tv atualmente, pra mim lembra um pouco as tramas do Nelson Rodrigues e por isso a série se torna mais fascinante. E o melhor é a atuação das atrizes, até agora gostei de todas mas das quatro histórias apresentadas, Paola Oliveira e Fernanda Torres foram as que mais brilharam.

Com relação a "Por Um Fio" concordo com você, Ju Paes é a salvação do programa.

E as Vilãs? Ai, hoje a Odete chega, estou mais aflito que os personagens da novela. Eu noveleiro apaixonado, tenho vinte anos, meu sonho era assitir "Vele Tudo", cara quando assiti o primeiro capítulo pela "Viva" eu chorei, juro. É um sonho, essa novela é uma verdadeira aula de roteiro!

E Aguinaldo Silva é realmente um master! Eu fã alucinado e seguidor assíduo de tudo que a autor faz, esperei ansioso até as 19h30 de segunda pelo portal, que ficou um arraso! E a pista de Christiane Torloni para a grande vilã de "Fina Estampa", será um luxo!

Abração a você e até mais...

Hanny Meire disse...

Cara, seu blog é demais ! Sério, virou leitura obrigatória. Sua análise da novela Vale Tudo só não merece nota dez porque tu não falou da trilha internacional, que foi perfeita ! Nossa, a música Piano in the Dark é TUDO ! Beijão, vai pra minha lista de blogs !

Fábio Leonardo disse...

Notícias rapidinhas, mas realmente deliciosas do mundo da TV.

Aliás, pra quem não entrou, ou pra quem entrou e passou batido, o Aguinaldo Silva Digital tem o link pro segundo tratamento do roteiro de Roque Santeiro, o Filme.

Angelica disse...

Eu amo estes porque são atrizes muito profissionais. Ontem eu estava no salão e vi uma atriz que estava fazendo um tratamento de cabelo, eu a amava, porque provou ser uma pessoa simples. beijos

Prefira também: