sexta-feira, 14 de maio de 2010

Flor de Lótus


Certa vez, em um exercício de curso de roteiro, criei uma protagonista que tinha por volta de 40 anos, bem casada e estabilizada. Algo acontece e ela é obrigada a dar uma virada em sua vida. Mas ao apresentá-la, a professora nem quis ler e foi taxativa: “mocinha de 40 não rola!”. Surpreso e chocado com tal declaração, nem quis gastar energia citando Tieta, Viúva Porcina, Charlô, Raquel, Helenas do Maneco e outros exemplos bem sucedidos. Como queria agradar, desisti da ideia momentaneamente e fiz a vontade da mestra, voltando para as mocinhas puras de 18 anos.

Mas essa mulher ficou na minha cabeça e um belo dia sua história começou a se delinear melhor em minha mente, vários personagens foram sendo criados à sua volta e uma sinopse completa com primeiro capítulo surgiram. Resolvo agora publicar a primeira cena desse primeiro capítulo, que é a apresentação da personagem, o que é sempre muito difícil, pois a gente precisa começar a contar a história pro espectador sendo o menos didático possível. Criei dois momentos: ela, jovem aos 23 anos às portas de se casar e 15 anos depois, com uma aparente frustração. Não sei se faria diferente hoje, mas foi assim que comecei...


FLOR DE LÓTUS Capítulo 1 Pag.: 1


CENA 01. MANSÃO DOS TREBIANI. JARDIM. EXTERIOR. DIA.



CAM PASSEIA POR ENTRE AS FLORES DO BELO JARDIM DA MANSÃO, COM GRANDE VARIEDADE DE FLORES, DE TODOS OS TIPOS, FORMATOS, CORES E TAMANHOS DIFERENTES, FORMANDO UM CONJUNTO MUITO BONITO. CAM PERCORRE TODO O JARDIM ATÉ UM PEQUENO LAGO ONDE HÁ UMA BELA FLOR DE LÓTUS. A ÁGUA EM TORNO DA FLOR SE AGITA. CAM VAI ATÉ A UMA MÃO JOVEM E FEMININA. É LUÍSA COM 23 ANOS. DUAS MÃOS TAPAM O ROSTO DE LUÍSA. É ARNALDO. LUÍSA COLOCA AS MÃOS SOBRE AS MÃOS DELE.

LUÍSA — Como se eu não fosse adivinhar que é você, meu amor.


LUÍSA SE VIRA PRA ARNALDO E ELES SE BEIJAM


ARNALDO — Amanhã a gente casa. Tá feliz, Luísa?


LUÍSA — Feliz? Eu estou nas nuvens! Arnaldo, eu te amo!


ARNALDO — Eu também, minha flor. E eu prometo te fazer feliz por todos os dias da sua vida.


NOVO BEIJO. LUÍSA COM EXPRESSÃO PREOCUPADA.


ARNALDO — O que foi, amor? Tô te achando um pouco tensa. Vai me dizer que já tá se arrependendo?


LUÍSA — Bobo! Não é isso, não Arnaldo! É muita coisa acontecendo. De uma hora pra outra, a minha vida vai dar um giro completo. Largar o trabalho, casar com você, e principalmente /


ARNALDO — E principalmente...


LUÍSA — (T) Mudar pra essa casa. Cê sabe que a tua mãe não vai com a minha cara.


ARNALDO — É o jeito dela, Luísa. Cê ainda não notou? E eu não posso sair de casa nesse momento que eu vou assumir a presidência da empresa.


LUÍSA — (DEBOCHADA) Quem diria que Arnaldo Trebiani se tornaria o rei do papel higiênico Sedoso, o mais amado do Brasil.


ARNALDO — Isso, vai debochando. E se eu vou ser o rei do papel higiênico, adivinha quem vai ser a rainha?


LUÍSA — Fazer o quê? São as ciladas do amor.


LUÍSA E ARNALDO SE BEIJAM. CAM VOLTA PARA O LAGO LENTAMENTE E DÁ CLOSE NA FLOR DE LÓTUS.
__________________
 CENA 02. MANSÃO DOS TREBIANI. JARDIM. EXTERIOR. DIA.



MESMA IMAGEM DO LAGO DA CENA ANTERIOR. INICIANDO NA FLOR DE LÓTUS SOBRE A ÁGUA. AS MESMAS MÃOS, AGORA COM UMA ALIANÇA, BRINCAM COM A ÁGUA. É LUÍSA, 15 ANOS DEPOIS, COM EXPRESSÃO PENSATIVA, OLHAR DISTANTE, PERDIDO, LEVEMENTE TRISTE. DUAS MÃOS TAPAM SEU ROSTO.

LUÍSA — Arnaldo?


RITA, NUM ROMPANTE, TIRA AS MÃOS DOS OLHOS DE LUÍSA.


RITA — Que é isso, garota? Vai dizer que as mãos do Arnaldo são delicadas desse jeito?


LUÍSA — Rita! Não acredito. Você veio, prima! Dá um abraço!


AS DUAS SE ABRAÇAM CALOROSAMENTE.


RITA — Diretamente do Rio de Janeiro, meu amor! E você achou que eu fosse perder o evento mais importante dos últimos anos da cidade de Recanto?


CORTA PARA:
__________________________________


Cena 3?
Quem sabe um dia não possamos vê-la no ar! O que terá acontecido a Luísa? E o que vai acontecer na tal festa? Sim, a novela ainda vai começar, mas a personagem foi apresentada.


Para relembrar outra cena postada aqui no melão, um animado chá de senhoras nos anos 50, clique em:
http://euprefiromelao.blogspot.com/2010/01/elegante-cha-de-senhoras-nos-anos-50.html

13 comentários:

Duh Secco disse...

Eu, no seu lugar, não faria diferente. Luísa foi muito bem apresentada. Adorei!

E pobre professora essa que desacredita em mocinhas com mais de 40. Mais interessantes do que as jovenzinhas...

Ivan disse...

Vc sabe o qto torço por vc, não só pq sou seu amigo, mas pq vc tem um incrivel talento, sensibilidade e respeito a inteligência das pessoas! vc vai chegar la!!!
eu quero ver nas telinhas FLOR DE LOTUS!

Eddy Fernandes disse...

Irrepreensível! Uma bela (e nada didática) apresentação da personagem. Eu me sinto muito honrado de já conhecer essa história. Sou completamente apaixonado por ela. Você sabe que das suas é a minha predileta. Muito sucesso, queridão!

Evana R. disse...

Adorei!! Mas agora eu fiquei curiosa... Tô achando que essa Rita não é assim o que a gente possa chamar de "flor que se cheire", hehe
:**

RÔ_drigo disse...

Essa história promete...
Já te disse isso uma vez;]]

edu disse...

eu já li...tem traíragem no ar...a Rita é legal, acho eu, Evana....mas não lembro!

boa ideia, vitor!!!!
já pensou, a próxima novela, da autoria de Vitor Melon, Flor de Lótus....supervisão de Silvio de Abreu! rsssss

cristian-monteiro disse...

Curiosidade no ar...

Sinha Clementina da Camiranga disse...

Concordo com o comentário da primeira mocinha: mulher mais velha dá muito mais pano pra manga que protagonista jovenzinha. Já deu pra perceber que a Luísa tem uma sogra daquelas de dar medo em lobisomem. E a Rita deve ser a prima irreverente que vai balançar o barco e ajudar a Luisa a mudar de vida, porque pelo jeito o casamento com o Arnaldo não é muito feliz. Agora fiquei curiosa... beijim

O Vitor viu... disse...

Acertou em cheio, Sinha. E que bom que ficou curiosa...rs! Volte sempre!!!

silvia61 disse...

Sinhá é véia matuta fio, com experiência de vida pra mais de metro. Das veiz basta Sinhá batê os zóio num vivente pra mais ou menos sabê qualéquié o perrengue que tá azucrinando elezim, causo de que Sinhá é meio vidente num sabe? Teve avó turca capaz de adivinhar "bresente, bassado e vutura". Sinhá também adora um causo da vida alheia. Não que Sinhá seja linguaruda, fofoqueira,bissolutamente.
Só concordo em número, gênio e degraus com aquele escritor gringo que falou que "Deus inventou a humanidade porque também adora uma boa história". Verdade verdadeira, da legítima. Pode ficá tranquilo que agora que discubri seu cafofo vou passar a visitar sim, tomém sou noveleira, emboramente aqui na Camiranga seja difícil de pegar sinal de televisão. Beijim

Vicente disse...

Senti um clima que me reportou à maravilhosa adaptação que Manoel Carlos escreveu para "A Sucessora", ainda nos primórdios das novelas das seis... E isso não é uma crítica, mas sim, um elogio!!!
Parabéns, Vitor.

Unknown disse...

Sou privilegiado por já conhecer Flor de Lótus e sei muito bem do seu potencial. Tenho fé que um dia a veremos no ar...

Unknown disse...

Desculpe a demora em comentar suas cenas. São muito bacanas. Dá pra notar o começo, meio e fim delas. E são cenas muito complicadas, pois são o inicio de uma história, e todos sabemos, desenvolver uma história é até tranquilo. O dificil mesmo é começar e acabar. O começo é delicado por causa do ponto de partida... e acabar dá uma dor no coração... mas tudo tem seu começo e seu fim, e essa sua história tem um começo muito interessante.

Prefira também: