domingo, 25 de outubro de 2009

Série Memória Afetiva: Cinco atrizes que fazem falta na TV.



LÍDIA BRONDI

Essa é praticamente uma unanimidade e é a que o público mais pede pela sua volta. Ironicamente, ela abandonou a carreira por desejo próprio. E quase vinte anos afastada da TV ainda é lembrada por uma legião de fãs que não esquece seus inesquecíveis personagens, como a Solange de “Vale Tudo” ou a Leonora de “Tieta”. Lídia era ótima também como vilã, mas suas mocinhas são preciosas. A atriz sabia como poucas emprestar naturalidade a esses papéis sempre tão ingratos e que na maioria das vezes são suplantados pelas vilãs. O carisma de Lídia nunca deixou que isso acontecesse. As mocinhas de La Brondi nunca foram chatas ou bobocas. Ao contrário, elas exalavam ternura e sempre ganhavam a simpatia do público. Como a esperança é a última que morre, fica aqui o apelo e o imenso desejo que nossa Greta Garbo das telinhas possa um dia retornar em grande estilo.

LUCÉLIA SANTOS

Tudo bem que, volta e meia, a atriz reaparece em alguma produção, como na novela “Cidadão Brasileiro” (2006), na série “Donas de casa desesperadas” (2007) ou em um dos episódios de “Casos e acasos” (2008). Mas pra quem já foi uma das grandes estrelas das novelas nas décadas de 70 e 80, isso é muito pouco. Com o sucesso e fama internacional obtido com “A escrava Isaura”, Lucélia foi imediatamente alçada ao patamar de estrela de primeira grandeza e protagonizou inúmeras produções. Lucélia consegue ir da mais pura das criaturas à mais safada das mulheres com uma facilidade impressionante. Seu biotipo aparentemente frágil esconde uma atriz vigorosa de múltiplas possibilidades. Misteriosamente, nos anos 90, a Globo deixou de lhe prestigiar e ela reaparece esporadicamente em uma ou outra produção. Claro que sua paixão altamente correspondida pelos chineses e seu trabalho em teatro (a atriz atualmente está arrasando em “As traças da Paixão” de Alcides Nogueira) por vezes impedem um retorno mais efetivo. Mas fica a torcida para que ela retorne com um contrato longo e merecido e, principalmente, nos brinde com participações em muitas e muitas novelas.

BRUNA LOMBARDI

Ícone de beleza e sensualidade dos anos 80, Bruna foi (e ainda é) uma das mulheres mais desejadas do país e entrou, com seu marido Carlos Alberto Ricelli, para o rol dos casais queridinhos da TV. Muitos achavam que ela era apenas uma bela presença nas telas, mas Bruna calou a boca de muita gente ao encarnar com perfeição o complexo Diadorim da minissérie “Grande sertão: veredas” (1985). Ganhou respeitabilidade como atriz e teve ótimas atuações na minissérie “Memórias de um gigolô” e na novela “Roda de Fogo” (ambas de 1986). Nos anos 90, mostrou sua faceta de entrevistadora no talk show “Gente de expressão” e vive no exterior há muito tempo. Volta e meia reaparece em produções mais curtas como “O fim do mundo” (1996) e “O quinto dos infernos” (2002). Recentemente, também revelou um inesperado talento de roteirista com o filme “O signo da cidade” (2007). Chegou a ser sondada para ser uma das Cinquentinhas, minissérie de Aguinaldo Silva ainda em produção, mas não será desta vez ainda que mataremos as saudades dessa adorável atriz.

MAYARA MAGRI

Outra queridinha dos anos 80. Encantou e ditou moda como a Babi de “A gata comeu” (1985) e a partir daí teve papéis de destaque em inúmeras novelas, como “Roda de Fogo” (1986) e “O salvador da pátria” (1989). Nos anos 90 foi para o SBT e brilhou como a Justina de “Éramos seis” (1994) e mostrou que pode ir além das mocinhas bonitas e apresentar um trabalho mais denso. Depois de um período afastada, voltou às telas já casada com o diretor Herval Rossano no remake de “Escrava Isaura”, marco da retomada da Record às novelas em 2004. Passou a trabalhar como assistente de direção no SBT, mas com a morte do marido, tomou chá de sumiço. Sua aparição este ano em um dos episódios de “Toma lá dá cá” deu gostinho de quero mais!


NARJARA TURETTA

Talento promissor já na infância, até hoje é lembrada pela brilhante atuação como filha de Regina Duarte em “Malu Mulher” no final dos anos 70. Quem assiste ao DVD “Mulher 80” em que ela dá uma entrevista, se enternece com aquela pré-adolescente cheia de sonhos e com brilho nos olhos. Nos anos 80, teve bons papeis em novelas como “Amor com amor se paga” (1984), “Direito de amar” (1987) e “O salvador da pátria” (1989). A partir dos anos 90, suas aparições na TV começaram a rarear, mas sua participação em um dos episódios do “Você decide” como uma espécie de patinho feio veio comprovar a tremenda injustiça que é o seu afastamento das novelas. É acima de tudo, uma mulher multifacetada: já foi moeda da TV Pirata, candidata a vereadora, vendedora de água de côco (ocupação que exerce até hoje), palestrante motivacional, recepcionista em eventos e... atriz! Sim, Narjara continua atriz. Fora pequenas participações em algumas novelas, ela ensaiou uma volta na super povoada “Páginas da Vida” (2007). Mas em uma novela com mais de 100 personagens, fica realmente difícil ganhar algum destaque. Recentemente, filmou um curta do amigo Eduardo Nassife. A conferir. É impressionante como Narjara conta com uma forte torcida para que ela volte pra valer às novelas. Prova disso são as comunidades no Orkut dedicadas a ela. Só resta repetir o coro de uma dessas comunidades (por acaso criada por este que vos fala...rs!): VOLTA, NARJARA!!!

O Melão quer saber: de quais atrizes você sente falta? Não precisa ser cinco, tá? rs...

29 comentários:

joão disse...

Bruna Lombardi - pra mim não faz a menor falta

lucelia santos - essa de fato faz bastante falta infelizmente seus ultimos trabalhos foram lamentaveis

lidia brondi - brilhou demais em vale tudo e em outros trabalhos muita saudade dessa grande atriz

MAYARA MAGRI- belissima e tambem uma otima atriz faz muita falta tbm

NARJARA TURETTA - tenho apenas lembranças remotas dela, nada que me faça sentir saudade

Guilherme disse...

Pra mim, só a Lídia e a Lucélia dessa lista é que fazem falta na TV, Vitinho!

abração!

Anônimo disse...

Bruna é sempre Bruna, um colírio para os olhos. LíNdia e Lucélia tb fazem muita falta. Mayara é bem + ou - pra mim... Já entre Narjara e um saco de pitombas... Dúvida cruel.

O Vitor viu... disse...

Anônimo, obrigado pela visita! Volte sempre e, se possível, se identifique...rs!

Tô gostando de ver, galera! Continuem comentando...

Aladim Miguel disse...

Claro que a Lucélia devia estar em uma das novelas da Globo, afinal levou as novelas brasileiras a serem reconhecidas e respeitadas no mundo inteiro com "Escrava Isaura" e "Sinhá Moça". A Lídia também faz muuita falta, como gostava de vê-la atuando, as personagens dela em "Vale Tudo" e "Tieta" são inesquecíveis! Lucélia e Lídia tem carisma, vocação e talento, o que falta, e muito, a essa geração de hoje,infelizmente! Abração Amigo !

Eddy Fernandes disse...

Nossa, você listou as atrizes, que realmente, me fazem falta. Com destaque para Mayara Magri e Narjara Turetta, duas grandes atrizes de imenso talento, que merecem uma chance na TV, em papéis de destaque. Por que, francamente, figuração de luxo como a que Narjara fez em ''Páginas da Vida'' chega a ser ofensivo.

Lídia é hors concours. Acredito que chega a ser uma unanimidade entre os aficionados por dramaturgia... Nós queremos a volta dela! Pude acompanhar seu desempenho na antológica Vale Tudo e na reprise de Roque Santeiro e, realmente, que atriz! Cheia de expressão, talento, desenvoltura. Lamentável a sua ausência.

Existem duas atrizes que eu gostaria muito de rever em papéis relevantes na televisão. Uma delas, a Suzy Rêgo, nem está tão sumida assim, mas não vejo nem sinal dela, nem no Teatro, desde o fim de Paixões Proibidas, em 2007. A outra é a Santinha de Paraíso 82, Cristina Mullins. A última vez que lembro de tê-la visto, em um papel razoavelmente bom na TV, foi em História de Amor, no longínquo 95. E lá se vão catorze anos...

Enquanto isso, Dieckmann emendando novelas...

Eddy Fernandes disse...

Como pude esquecer?

Outra atriz que me faz uma imensa falta é Ângela Leal, a eterna Maria Bruaca de ''Pantanal''. Embora esteja no ar na apagada versão BR de ''Betty, a feia'', acredito que ela mereça, pelo histórico e o talento, um personagem mais digno, do gabarito da Bruaca.

Chega dessas governantas, mães de mocinhas que morram no primeiro capítulo... Um personagem de verdade para a Ângela, já!

O Vitor viu... disse...

Eddy, também admiro demais a Cristina Mullins. Concordo que faz muita falta também. Outras atrizes que gostaria de ver novamente nas novelas: Myriam Rios, Rosana Garcia, Alexandra Marzo, Daniela Camargo, Vera Gimenez, Fátima Freire, entre outras...

Blog do Walter disse...

Apesar de todas as críticas que fazem com relação à Narjara Turetta eu sinto falta dela. Da Lídia Brondi nem se fala. Acho a Maiara um mimo, mesmo com a idade que ela já tem parece uma menina meiga. Faz muita falta pra mim. A Lucélia é um ícone, e foi extremamente feliz em não se estigmatizar como Isaura, pois fez vilãs excentes. Já a Bruna Lombardi para mim é uma mulher linda, e só!

Anônimo disse...

Lucélia é sem dúvida a que mas faz falta na TV. Alguém pode explicar o por que da ausência desses talentos? tantas produções em andamento e nada delas?

Desastrólogo disse...

Fico só com Lídia e a "Bruuuna!" rsrsrsr

Carlos Fernando disse...

Gosto de todas e sinto saudades. Claro que gostaria de tornar a ver a atuação delas em uma novela atual. No entanto duas para mim se diferenciam, uma pelo mau aproveitamento e outra pela curiosidade.
Bruna Lombard, que cheguei a conhecer em uma ocasião, não foi realmente aproveitada. O recente filme " O signo da cidade" mostra a potencialidade de uma atriz na sua plenitude (serena, intensa, completa).
Narjara, me trás um sentimento de curiosidade. Como seria essa atriz mirim quando adulta? Conseguiria manter a capacidade de envolver sem a capa de uma criança? Suas atuações recentes não mostram nada.
É isso aí. Claro que outras atrizes ficaram de fora, mas não vamos gastar toda a munição, não é?
Inté.....

Eduardo Vieira disse...

as que eu sinto falta:

Neusa Amaral- ainda viva, mas se retirou e faz participações( as quais não vi) muito esporádicas...um talento maduro que faz falta.

Tonia Carrero- Atriz que fez dois bons trabalhos com o Gilberto Braga, hoje esquecida pela TV.

Julia Feldens- o que há com essa menina que é um talento? se aposentou? é uma das minhas preferidas.

Lucélia Santos- quando a atriz vai voltar...por que tudo que vejo hoje dela é sombra longínqua da grande atriz que ela foi...falo porque sou fã também, mas não sou cego....

Natália Lage- uma atriz bem mal aproveitada....jogada na grande família, acho que ela tem um talento incrível e também é cria da televisão.

Sei que vou lembrar de mais e algumas que me fazem mais falta já foram amplamente citadas, por isso variei!

Marcos Silvério disse...

Eu já comentei isso no meu blog quando Tiago Santiago disse que estava esperançoso de montar um bom elenco para "Uma Rosa com Amor": existe muita gente boa por aí, esquecida, desvalorizada e preterida em favor de rostinhos bonitos...

Tomara que alguém do SBT veja esta listinha e corra atrás desses talentos. Qualquer uma das cinco são excelentes atrizes e dão peso a qualquer produção.

http;//marcossilverio.blogspot.com

Ivan disse...

Sinto falta da Lidia Brondi!!! as mocinhas dela eram realmente encantadoras, prinicipalmente a Suzi de Final Feliz.

e tb espero q a Narjara volte a trabalhar na Tv q ela tanto gosta!

Unknown disse...

Eu diria, que Lucelia Santos não me faz fauta, sua atuação em "Donas de Casas Desesperadas" foi simplismente caricata.
Lidia Brondi deixa saudades na telinha.
Mayara Magri, é boa atriz, merece voltar.
E Bruna Lombardi, faz parte do time de atrizes que passaram da linha Beleza e chegaram ao Talento, e sua beleza é mantida até hoje, são poucas como ela, e algumas brilhão e querem brilha (Cristiane Torloni, Vera Fisher e Mayte Proença, são exemplos), Bruna tem que voltar a brilhar.
Queria a volta de Betty Faria à uma boa produção, seu ultimo papel em "Duas Caras" foi mega sem graça...

Anônimo disse...

As cinco de quem sinto falta na tv

LÍDIA BRONDI (Acho que essa é quase unanimidade)

DARLENE GLÓRIA (Aparece muito de vez em quando)

LUCÉLIA SANTOS (Outra que a maioria quer)

TÔNIA CARRERO (Antes que...bom, vocês entenderam rsrs)

DENISE MILFONT (Sempre achei que merecia papéis melhores. O único descente foi em O Pagador.)

Walter

Eduardo Nassife disse...

Sinto falta das atrizes citadas pelo Vitor, mas não acho a Bruna tão boa atriz. Narjara Turetta, apesar das críticas que li aqui, é uma atriz completa e pude comprovar isso durante as filmagens do meu curta, que ela protagoniza, ao lado do ator Marcus Toledo. Está sempre antenada, ligada em tudo, presta atenção à continuidade, à maquiagem, figurino, sem contar que o passar dos anos só lhe trouxe maturidade profissional. Sempre gostei dela e trabalhar com ela pude atestar quanta falta ela nos faz.

O Vitor viu... disse...

Edu, vc está intimado a me convidar para assistir a esse curta! Mega curioso!!! rs...

Unknown disse...

Sou suspeito em falar de Lídia Brondi...
Mas as outras 4 também fazem falta, assim como Tereza Rachel!

O Midiático disse...

Realmente todas as atrizes aqui listadas fazem muita falta. Lucélia é ícone da TV internacional e merecia estar no horário nobre. Lidia é outra que nunca deveria ter abdicado de sua carreira.
Sinto falta, também, da linda Myrian Rios - uma atriz que é a cara da nossa TV.

Walter de Azevedo disse...

Além de todas as citadas, não dá pra esquecer da maravilhosa Eloísa Mafalda.

Toni disse...

Lídia Brondi, em primeiríssimo lugar. Nunca vi uma atriz com tanto carisma.
Além dela, Lucélia Santos, Julia Feldens, Denise Dumont e a também fantástica Carla Camuratti.

Anônimo disse...

Lucélia, sem dúvida, deveria ter contrato vitalício com a rede globo, pois sendo a mesma a galinha dos ovos de ouro da emissora (isaura continua encantando o mundo)não poderia nunca ter ficando tanto tempo ausente de suas tramas. Pecado imperdoável da emissora, ingrata, injusta!!! Os remakes estão aí pra comprovar que ninguém supera o talento e carista de Lucélia (Isaura da record, Sinhá e Ciranda da globo)ninguém comenta, ninguém se lembra...será q a se reprisasse as primeiras versãos, o público n iria ao delírio? quem n gostaria de ver ciranda de 81, isaura de 76 e sinhã de 86? alguém afim de rever os remakes? Eu não!!!

Anônimo disse...

Mayara apareceu esses tempos, canastrona demais, em Toma lá dá cá. Ela vale por Amor com Amor se Paga, mas não faz falta, assim como Bruna não faz. Mas Lucélia e Lídia fazem muita falta e Narjara também.

Moreira disse...

Todas, exceto a Bruna Lombardi, são muito bem lembradas. O vício que a Bruna tem de ficar mastigando a língua ou a dentadura, sei lá, enquanto fala, me irrita profundamente...
Pena que até aqui as pessoas se esquecem de uma grande diva da beleza e do talento que marcou presença desde 1969 na televisão brasileira... A belíssima MARIA CLAUDIA!
Por sorte, soube recentemente que ela está escalada para a próxima trama do Thiago Santiago no SBT. Espero que ele dê a ela uma personagem a altura e que a senhora rede globo veja o quanto foi ingrata...
Outras atrizes que estão esquecidas e que merecem grandes papéis na minha opinião são: TEREZA RACHEL, JOANA FOMM, DÉBORA DUARTE, BEATRIZ SEGALL, NATHÁLIA TIMBERG, TÔNIA CARRERO, ROSAMARIA MURTINHO, MARIA DELLA COSTA, LÚCIA ALVES E MUITAS OUTRAS...
Já passou da hora de esquecer algumas indigestas como SUZANA VIEIRA, MARÍLIA GABRIELA, aquela insuportável que dizem ser a primeira dama do teatro... e outros purgantes.

Nota: Primeira dama do teatro brasileiro só existe uma: a incansável e talentosíssima CLEYDE YÁCONIS.

abraços!!!

Unknown disse...

Também gostaria de rever a Nadia Lippi em tv e
Elida Lastorinna (Negocio da CHina nem dá pra contar como retorno)..
e dessas listadas, Lidia Brondi disparada!
Gil

Agnaldo Xavier disse...

Na minha lista a Lucélia nunca estaria. Teatral de mais, exagerada demais, tudo demais. E eu tinha medo dela quando era criança, torcia para a vilã. Em vereda tropical eu queria que o Mário Gomes ficasse com Maria Zilda.

A única que eu sinto falta é Rosana Garcia, sou doido por ela, até criei um blog em homenagem.

Parabéns pelo blog.

Da sua lista, eu gosto da Lidia Brondi. Faz muita falta.

Anônimo disse...

Lucélia Santos voltará a globo na próxima do Alcides Noqueira. Será a volta por cima da grande estrela, responsável pelo maior sucesso em teledramaturgia no mundo.
Quem diz que Lucélia é caricata, teatral e que tem medo dela deveria procurar um psiquiatra com urgência. Ah, e ler tbm um livro de etiquetas, sabendo que a própria Lucélia tem acesso aos blogs alheios e que ficaria chateada ao ler tais comentários fora de nexo!

Prefira também: