domingo, 18 de outubro de 2009

Série Memória Afetiva: CINCO NOVELAS QUE GOSTARIA DE TER ASSISTIDO.

Nesse caso, a memória afetiva está mais presente nas cenas, histórias e canções do que nas novelas propriamente ditas. De alguma forma ou de outra, meu interesse foi despertado, mas minha idade não permitiu que eu assistisse a elas:



1. ESTÚPIDO CUPIDO (1976/77)

Passei a infância inteira ouvindo e curtindo (muito) os LP’s dessa novela que minhas primas tinham. Ouvia "Ritmo da Chuva", "Banho de lua", "Broto Legal", entre outras, e tentando decifrar as fotos da capa do disco e imaginava como seriam as tramas. Talvez daí tenha surgido minha paixão pelos anos 50/60. Fico imaginando o concurso de miss, amores impossíveis, bailes, danças, costumes de uma cidade pequena em plenos anos dourados. E as histórias que contam de que a novela foi uma verdadeira coqueluche na época aguçam ainda mais a minha curiosidade. Consegui até assistir a dois capítulos da novela e deu gostinho de quero mais.

___________________________________________________

2. LOUCO AMOR (1983)

Nem é uma das favoritas do autor Gilberto Braga. O próprio autor já declarou que não gosta da novela.
Mas tenho uma memória remota dessa trama. Sua vilã, Renata Dumont (Teresa Rachel) foi a primeira que me impressionou. Na época, ainda sem discernimento, acreditava que a atriz Teresa Rachel era má de verdade e tinha medo dela....rs! Quando assisti no Youtube ao primeiro capítulo da novela, achei a trama deliciosamente envolvente e me deu até comichões para assistir ao restante. Gilberto soube prender o espectador logo de cara no primeiro capítulo com o amor proibido entre Luiz Carlos e Patrícia (Fabio Jr. e Bruna Lombardi). Depois consegui assistir ao último capítulo e à maravilhosa cena em que Renata é desmascarada e todos descobrem que ela, na verdade, se chamava Agetilde. Folhetim clássico, mas com o charme que só as tramas de Giba possuem. Deliciosamente irônica. Queria muito ter assistido ao miolo dessa novela.

___________________________________________________


3. PAI HERÓI (1979)

Minha impressão sempre foi de que essa novela era muito triste. Depressiva até a julgar pela abertura pra lá de emocionante. A maga Janete Clair em mais uma de suas deliciosas sagas. Tive acesso ao especial “Festival 15 anos” que a Globo exibiu e, ao ver a compilação dessa novela, pude notar que era deliciosa e fiquei com muita vontade de conhecer melhor os capítulos. Tony Ramos e Elizabeth Savalla formaram um lindo par e Glória Menezes num papel bem diferente do que estava acostumada.

___________________________________________________


4. VÉU DE NOIVA (1969)

Essa nem em mesa branca eu verei algum dia. Totalmente destruída por um incêndio. A vontade, nesse caso, é de conferir do trabalho de duas das maiores divas da TV, Regina Duarte e Betty Faria, ainda em início de carreira, belas e rivais na luta pelo amor de Cláudio Marzo. Tirando a minissérie “Incidente em Antares”, em que elas mal contracenaram, não tenho lembrança de um outro encontro das duas atrizes em novelas. Seria muito interessante vê-las, de características opostas, novamente juntas em outra produção. Tomara que esse encontro volte a acontecer algum dia.

___________________________________________________



5. O BOFE (1972)

Tá certo que dizem que a novela não foi nenhum estouro. Até porque sua trama ousada e debochada não era mesmo para agradar a gregos e troianos. A descrição dos personagens caricatos e o elenco que os representava são um convite irresistível para viajar no deboche de Bráulio Pedroso. Só Ziembinski no papel de Dona Stanislava já valia a olhadela. Outra na linha do “quem viu, viu. Quem não viu, não verá mais”!
___________________________________________________

“Eu prefiro melão” pergunta: que novelas vocês não viram, mas gostariam de ter assistido?

10 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de assistir A Barba Azul, Mulheres de Areia e A Viagem da Tupi, e O Grito e Espelho Mágico da Globo.

Eduardo Vieira disse...

Gostaria de ter assistido a uma novela meio Agatha Christie da Ivani Ribeiro, chamada Os Fantoches...se não me engano era esse onome.
Assim na terra como no céu-queria ver o primeiro papel desmunhequento do Ary Fontoura rssss

O Bofe- Também tenho curiosidade sobre essa trama anárquica do Bráulio Pedroso.

O Grito- não vi, não lembro de nada....

O Semideus- por causa da personagem da Miriam Pires, que era uma atriz que vivia viajandona, pelo que eu li.

Vitória Bonelli- lembro de algumas cenas, flashes mesmo e lembro que minha mãe gostava muito. só 5 mesmo ? rsssssss

Anônimo disse...

Gostaria demais de ter assitido Uma Rosa com Amor e Corrida do Ouro... Porém, existem outras que assisti, mas não lembro direito:
- Dona Xepa
- Duas Vidas
- O Astro
- Eu Prometo
- Jogo da Vida

Fábio Costa disse...

Eu gostaria de ter assistido a bem mais que cinco dentre as muitas novelas que não pude assistir (rs), mas acho que posso indicar as seguintes:
- Gaivotas (Tupi, 1979);
- Espelho Mágico (Globo, 1977);
- Os Ossos do Barão (Globo, 1973/74);
- Eu Prometo (Globo, 1983/84);
- O Homem que Deve Morrer (Globo, 1971/72).

Na Tupi fico só com Gaivotas porque é até covardia (rs), devia ser possível indicar cinco ou mais só da emissora do Sumaré: A Barba Azul, Os Inocentes, Mulheres de Areia, Ídolo de Pano, O Profeta, Vitória Bonelli, Meu Rico Português, Antônio Maria, As Bruxas, Camomila e Bem-me-quer...

Unknown disse...

Tenho vontade de ver:


O Espigão (de Dias Gomes)1974
Escalada (de Lauro César Muniz) 1975
Gabriela (de Walter George Durst) 1975
Anjo Mal (de Cassiano Gabus Mendes) 1976

Daniel Pepe disse...

Pois é, só cinco é covardia, mas se tivesse que ser, seriam:

-Dancin' Days (além do Giba ser o meu favorito, o pouco que vi da trama me instigou a ver o resto)

-O Grito (do Jorge Andrade eu gostaria de ver todas, mas fico com essa em primeiro pela grande inquietação que me causa, rs)

-O Rebu (cult, e a trama realmente parece ter sido bem conduzida)

-Os Inocentes (queria saber como era a Tupi no horário nobre, e como vi os remakes de Mulheres de Areia e A Viagem, escolheria essa que parece ter um enredo bem interessante também)

-Vitória Bonelli (Geraldo Vietri também cativa minha curiosidade, por um realismo que eu acredito que existia em suas novelas e que foi sendo perdido)

É, faltaram várias! Faz um top 10 depois, Vitor. =P

Anônimo disse...

Beto Rockfeller
Feijão Maravilha
O Rebu
Estúpido Cupido
Selva de Pedra (1972)

Aladim Miguel disse...

Olá Amigo Vitor

Disso eu não posso me queixar, pois vi TODAS as novelas que eu queria e por várias vezes he he he... Abração

Thavinho Henriques disse...

Eu gostaria de ter assistido:

- Sétimo Sentido;
- Saramandaia;
- Estúpido Cupido;
- Cavalo de Aço;
- Beto Rockfeller.

Abraços.

Unknown disse...

Eu gostaria de ter visto:

*Pai Herói
*Os Gigantes (apesar dos pesares)
*Te Contei
*Louco Amor
*Voltei pra Vc

Prefira também: