quarta-feira, 10 de março de 2010

Melão Express – rapidinhas, mas saborosas – Ed. 5

- HEBE É O PODER!!!
 Quem ainda tinha dúvidas do tamanho do prestígio de Hebe Camargo junto ao meio artístico não tem mais do que duvidar. A reestréia de seu programa, no último dia 8, coincidindo com seu aniversário de 81 anos, foi um acontecimento que, certamente, entrou para a história da TV. Que outro artista seria capaz de reunir em uma só noite todo o cast de sua emissora e ainda grandes representantes da emissora líder de audiência no país como Xuxa, Marília Gabriela e Ana Maria Braga? E no mesmo palco Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Maria Rita e Leonardo! E ainda teve presidente da Coca-Cola, presidente da Nestlé... te mete!!! rs... E a emoção e alegria estampada no rosto de todos na platéia era evidente. Mas, sem dúvida o auge do programa foi a emocionante entrevista com Roberto Carlos, carregada de emoção e afeto genuínos. Realmente foi de chorar! E Hebe mostrou ótima forma ao rebater, com a perspicácia de sempre, a apimentada pergunta de Ratinho e fez questão de manter o alto astral durante todo o programa. Por essas e outras, Hebe mostra porque é a rainha absoluta da nossa TV e ainda tem fôlego de sobra pra reinar por muitos anos. Viva ela! Muita saúde e sucesso para nossa loiruda. Só faltou ela beber uma cerveja gelada no final pra matar saudade dos velhos tempos....rs!

- A HISTÓRIA DE VIVIAN
 Também tenho que dar meus parabéns para minha ex-professora de roteiro e amiga querida, Vivian de Oliveira, pela estreia de sua minissérie “A história de Ester”. Da competência da Vivian, nunca duvidei. Mas o cuidado e a grandiosidade da produção da série impressionou a todos (apesar de algumas barbas postiças...rs!). Grande épico, produção caprichada e história muitíssimo bem contada. Parabéns a toda a equipe e um parabéns especial para a Vivian. Depois de mostrar competência na colaboração, a jovem autora estréia com pé direito em seu primeiro vôo como titular de uma equipe. Fiquei orgulhoso de você por essa conquista. Sucesso!
Os Oliveira, Vitor e Vivian de Oliveira: "não somos parentes...rs". 

-SOBRE “UMA ROSA COM AMOR”:
Essa declaração é do colega Silvestre Mendes para uma lista de discussão da qual fazemos parte. “Fico feliz quando leio opiniões positivas sobre a novela. Acredito que o bom de Uma Rosa Com Amor é relembrar as histórias simples e bem contadas. Hoje em dia a novela ganhou ares de MEGA PRODUÇÃO. (Não que não tenha que ter, não sou contra aos belos capítulos em lugares belíssimos, mas se existe uma história para ser contada... Não importa o lugar onde se passa, vamos assistir do mesmo modo). Existe um clima de NOVELA, que fazia tempo não ver no ar. Tem comédia, mas que não beira ao pastelão... No final, é uma sensibilidade que não tem palavras...”
Silvestre, querido, disse tudo! Onde eu assino?

- CASAL INCOMUM EM “VIVER A VIDA”
Saiu na coluna de Tv do Extra essa semana que vai surgir um romance entre a liberada Alice (Maria Luísa Mendonça, até agora não muito bem aproveitada) e Osmar (Marcelo Valle). Ele vai revelar que é bissexual e ela adora. Achei o máximo a ideia de abordar essa diferente configuração de relacionamento que foge à regra do senso comum. Fico na torcida para que a trama se desenvolva e ganhe espaço na trama.

- VALE A PENA É NO “MEMÓRIA”...
Para os telemaníacos uma ótima notícia. O blog “Memória da TV”, grande sucesso do querido amigo Guilherme Stauch, agora está exibindo capítulos inteiros de novelas antigas. E não é preciso instalar programa algum. Basta entrar no blog no momento das exibições. Já passaram por lá capítulos de “A gata comeu”, “Tieta”, entre outras. Portanto, fiquem atentos a acessem o blog sempre no fim de noite que poderão encontrar muitas surpresas. O endereço do blog é conhecidíssimo, mas não custa repetir: http://memoriadatv.blogspot.com/ 

- COM A PALAVRA, MESTRE LAURO!
 Pra terminar, um trecho da entrevista do grande Lauro César Muniz para o ótimo livro “A seguir cenas do próximo capítulo”, de André Bernardo e Cíntia Lopes, que contém entrevistas dos 10 maiores autores de Tv da atualidade. Leitura obrigatória e mais que recomendada para os amantes do gênero. Para dar água na boca, reproduzo aqui um trecho da entrevista do Lauro sobre as novelas atuais que concordo plenamente e até já falei sobre em meu artigo para a AR publicado também por aqui. Deixo vocês com o Mestre Lauro, que nos dá uma verdadeira aula. Boa semana!
 Nos últimos anos, as novelas não estão mais correndo riscos. Ninguém mais arrisca nada, ninguém mais ousa nada (...) Está acontecendo uma coisa que, para mim, é profundamente triste: uma decadência imposta ao texto da telenovela. As emissoras de TV costumam dizer que a telenovela tem de atender ao mercado, e tão somente ao mercado. E o pior que poderia acontecer ao gênero é o mercado determinar o produto. Essa mentalidade está destruindo a qualidade dos textos das telenovelas. Os autores estão á mercê de uma estrutura narrativa fácil, maniqueísta, Bem contra o Mal, nada além disso. O herói é sempre óbvio, e o vilão, eloqüente demais. E as histórias estão se entregando com docilidade ao gosto mais superficial do público. Isso é o que mais me entristece. Ao Boni é atribuída uma frase que eu acho perfeita: “A televisão tem de estar sempre a um passo à frente do telespectador”. A julgar pelas últimas novelas, nós estamos um passo atrás. Estamos fazendo telenovela para servir ao gosto mais superficial e menos exigente do telespectador. Estamos a reboque do gosto do público. E por que isso? Porque estão fazendo novela como se faz publicidade. E isso é um desastre.
________________________________________________________

E em abril, o melão cheio de surpresas. Aguardem...

6 comentários:

RÔ_drigo disse...

Wow quanta noticia^^melão express experrrrto!!
Então que venha abril né???rs

Guilherme Staush disse...

Obrigado pelo merchã, querido amigo Melão!

edu disse...

Fiquei muito feliz com a volta da Hebe...ainda não estou preparado pra perdê-la....ela é uma personalidade que independe de emissora pra brilhar...legal a homenagem !

Carlos Fernando disse...

Melão express tá aí, nos informando. Não vi o programa da Hebe. Dormi, pois estava muito cansado. Ela é tudo isso sim. Obrigado Vitor.
Gostei de graça de "História de Ester". Lembrou as histórias que minha mãe contava, lembrou histórias que eu gosto de ouvir. É simples assim: sabemos o final, sabemos como a história será conduzida, sabemos praticamente tudo e mesmo assim gostamos de assistir. O que importa, nesta hora é como a história é contada.
Valeu Vitor: rapidinhas gostosas de ler. Abrs

Vicente disse...

Caro Vitor,
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre sua ex-professora e amiga, a autora Vivian de Oliveira. Realmente seu trabalho em "A História de Ester" (bem como o realizado pela Record, temos que reconhecer) merece destaque e, justamente por isso, que tal o site nos brindar com uma big entrevista com a jovem revelação? Gostaria de saber um pouco mais sobre sua trajetória na TV, sobre de onde vem seu conhecimento das histórias bíblicas (soube que a Record já andou encomendando outra pra ela), enfim, tudo! rsssss.
Fica aí, mais que uma sugestão, um pedido.

O Vitor viu... disse...

Ótima sugestão, Vicente! E coincide com a nova fase do melão a partir de abril. Vou fazer o convite a Vivian. Tomara que ela aceite!!! rs... Abração e obrigado!

Prefira também: